Imagem Câmara participa da inauguração da Nova Sede Regional do SAMU 192

Câmara participa da inauguração da Nova Sede Regional do SAMU 192

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaDinho dos CampinhosRicardo Babão Subtenente Muniz

04/08/2023 11:33:00

A Base Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que funciona em Vitória da Conquista, agora tem novo endereço. Antes funcionando em um acanhado prédio na Rua José Pequeno, com diversos problemas estruturais que chamaram a atenção da Câmara Municipal, agora os funcionários do SAMU 192 trabalham em um imóvel amplo, na Avenida Integração, com melhores condições de abrigar o serviço.

A inauguração da Nova Base Regional do SAMU 192 contou com a participação do Poder Legislativo Municipal, que esteve oficialmente representada pelo seu 1º Vice - Presidente, Subtenente Muniz (AVANTE), além do Líder do Governo na Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), do Líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa Bibia (MDB), Dinho dos Campinhos (PP), Ricardo Babão (PCdoB) e Adinilson Pereira (MDB).

Em seu pronunciamento na solenidade, o vereador Subtenente Muniz lembrou que a Câmara vinha há tempos dando atenção para essa antiga demanda de preparar uma sede com uma estrutura que atendesse às necessidades do SAMU 192. “Estivemos na antiga sede e observamos que ali não cabia mais um serviço tão especial para a nossa cidade e toda a região”, lembrou. “Vinícius e Ramona (ex-secretária municipal de Saúde) cansaram de ouvir pedidos, solicitações. Trabalhamos em conjunto, e assim vamos continuar fazendo. É um grande avanço, mas muita coisa boa ainda virá”, emendou Muniz ressaltando que a Câmara é parceira de primeira ordem na construção de uma Conquista cada vez melhor e mais próspera.

Atualmente a Sede Regional do SAMU 192 atende, além de Vitória da Conquista, outros 11 municípios (Itororó, Macarani, Presidente Jânio Quadros, Belo Campo, Poções, Cândido Sales, Itambé, Anagé, Maetinga, Itapetinga e Condeúba).

Ao todo, a equipe conta com 6 enfermeiros, 23 técnicos de enfermagem, 35 condutores, 23 teleatendentes, 33 médicos reguladores e intervencionistas, 2 funcionários do administrativo, 3 funcionários de serviços gerais e 4 atuando na Portaria. Diariamente a Sede Regional de Vitória da Conquista atende a uma média de 284 ligações, gerando cerca de 46 ocorrências. Somente em 2022, foram 12.582 atendimentos de urgência.

Estrutura otimizada - O novo imóvel conta com dois prédios que abrigam a área técnica e a área administrativa do serviço. Há, espaço, com uma sala de descompressão, que serve como área de convívio, recomendada para a saúde mental dos servidores, refeitório, sanitários, auditório para a realização de eventos de capacitação da equipe, salas administrativas e salas de conforto com sanitários.