Imagem TRIBUNA LIVRE: Mães de crianças e adolescentes autistas reivindicam ações do poder público

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

14/06/2023 10:00:00

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 14, a sra. Neres Valda Matos Assunção fez uso da tribuna livre para falar sobre saúde mental e o transtorno do espectro autista de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista.

Em sua fala, Neres destacou reivindicações como a dificuldade que muitas mães vêm enfrentando para conseguir atendimento no CAPS-IA, e a falta de políticas públicas do município para as crianças e adolescentes portadores do transtorno do espectro autista.

Ainda durante a fala, foi exibido um vídeo em que uma mãe de uma criança portadora de hidrocefalia clama por ajuda para a realização de exames, ressaltando a dificuldade por atendimento em unidades públicas de saúde.

Neres ressaltou que na cidade há vários casos de crianças com microcefalia, paralisia cerebral e com tratamentos muito caros, muitas famílias não têm condições de que esses pacientes tenham a devida atenção, e pediu que os vereadores abracem a causa e ajudem estes familiares.

Parte do tempo foi utilizado por Cida, uma das mães de autistas que leu uma carta aberta com o tema de violação de direitos de crianças e adolescentes portadores de TEA.

A carta destaca as reivindicações e demandas relacionadas à causa autista e pede que o poder público municipal se empenhe para que os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sejam respeitados no âmbito de Vitória da Conquista.