TRIBUNA LIVRE: Presidente da associação de fibromialgia pede apoio em pautas relacionadas à doença
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
02/06/2023 10:00:00
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 02, a sra. Patrícia Guimarães Feitosa, presidente da Associação de Fibromialgia de Vitória da Conquista, fez o uso da tribuna livre para falar um pouco sobre a doença.
Patrícia relatou que a enfermidade apresenta dores crônicas em 18 pontos do corpo e isso traz incapacitação, por conta da constância dos sintomas, as vezes de maneira moderada e em outras mito mais profunda. Ela pediu que todos os vereadores abracem a causa dos fibromiálgicos do município.
Em seu discurso, Patrícia ressaltou que 200 a 300 pessoas sofrem com essas dores diariamente no município e elas precisam de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, e de tratamento adequado porque apenas o medicamento não ajuda. “A associação precisa do abraço de toda a comunidade e também do poder público”, comentou.
Por fim, a presidente da associação salientou que a Prefeitura não abre seu grupo de trabalho sobre fibromialgia para toda a comunidade e lembrou que a doença não tem cura, mas há tratamento, embora no atual momento, segundo ela, a saúde pública do município vem dando prioridade aos animais em detrimento dos seres humanos.