Imagem Câmara Municipal aprova pareceres a favor do empréstimo de R$ 160 milhões

Câmara Municipal aprova pareceres a favor do empréstimo de R$ 160 milhões

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéValdemir Dias

31/05/2023 11:40:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) aprovou na manhã desta quarta-feira, 31, os pareceres das Comissões de Finanças e Orçamento (CFO) e de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) ao Projeto de Lei Ordinária do Executivo Nº 09/2023, que autoriza o Executivo Municipal a contratar linha de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 160 milhões, no âmbito do Finisa.

A votação teve 20 vereadores votantes, sendo 16 votos a favor e 4 contrários. Apenas a bancada do PT, composta pelos vereadores Alexandre Xandó, Fernando Jacaré, Valdemir Dias e Viviane Sampaio, votou contra. “Nós temos responsabilidade com o município, com o cidadão conquistense, com a cidadã conquistense. Um dos principais motivos, dentre outros, é que nós já liberamos R$ 400 milhões para os mesmos bairros, as mesmas ruas e a prefeita agora está pegando mais R$ 160 milhões, o que já está causando um grande endividamento para o município de Vitória da Conquista”, disse Valdemir Dias (PT), líder da Bancada de Oposição.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) explicou que apesar de o empréstimo de US$ 72 milhões (cerca de R$ 360 milhões na cotação atual) ter sido aprovado na Casa, a efetiva disponibilização do recurso está demorando muito. “É sabido por todos que essa Casa aprovou US$72 milhões para investimentos estruturantes na cidade. Tem uma dificuldade de prazos para que esse recurso possa chegar. Quem está na poeira tem pressa, quem está na lama tem pressa”, apontou. “A gente precisa estar com esses recursos uma vez que a cidade não tem emendas suficientes com os representantes dessa cidade, para que a gente possa fazer os avanços necessários. Nós, com muita responsabilidade aprovamos com uma maioria esmagadora”, avaliou Dudé.

Agora o Projeto de Lei terá seu mérito analisado pelo Plenário da Casa em duas votações, precisando de 14 votos a favor para ser aprovado e enviado para a sanção da prefeita Sheila Lemos (UB).

Março 2024