Imagem Câmara participa de inauguração de escolas no povoado de Caiçara e Vereda

Câmara participa de inauguração de escolas no povoado de Caiçara e Vereda

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaEdivaldo Ferreira Jr.Nildo FreitasSubtenente Muniz

25/05/2023 17:53:00

Na tarde desta quinta-feira (25), foram reinauguradas duas escolas: a Miguel Cândido, no povoado de Caiçara, e a Arthur Saldanha, no povoado de Vereda. Contaram com a participação da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), do secretário de Educação, Edgard Larry, e da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), representada pelo seu Vice-presidente, Subtenente Muniz (Avante) e os vereadores Adinilson Pereira (MDB), Edjaime Rosa Bibia (MDB), Nildo Freitas (PSC)e Edivaldo Ferreira Júnior (PTB).

O Vice-presidente da Câmara, Subtenente Muniz (Avante), parabenizou a gestão municipal pela entrega. “Está de parabéns a prefeita Sheila Lemos (UB), devolvendo dignidade e autoestima para nossas crianças, para os professores e para toda comunidade”, detalhou. Ele destacou ainda a participação da Câmara no debate e na luta por investimentos para a educação municipal.

Pertencentes ao Círculo Escolar Integrado (CEI) de Cabeceira, as escolas Municipais Miguel Cândido e Arthur Saldanha iniciaram as suas reformas em setembro de 2022 e foram concluídas atualmente, ao custo total de R$ 435 mil (R$ 165 mil na Miguel Cândido e R$ 270 mil investidos na Arthur Saldanha).

A prefeita Sheila Lemos e o secretário Edgard Larry reforçaram a importância da prefeitura em assumir os desafios de revolucionar a educação de Vitória da Conquista, ressaltou a seriedade da aplicação de recursos no que diz respeito a administração, reestruturação e especialmente a educação. Ambos ainda agradeceram o apoio de todo o secretariado e a disposição da equipe em trabalhar nas ações cultivadas.

Miguel Cândido - A escola foi construída em 1969 na Comunidade do povoado da Caiçara, que fica localizado no distrito Industrial, na Gestão Municipal de Nilton Gonçalves cujo terreno fora doado pelo Sr. Miguel Brito, residente da comunidade. Desse modo nasceu o nome da escola da junção dos nomes do doador e do gestor municipal: Miguel Cândido Gonçalves.

A unidade escolar atualmente funciona nos turnos matutino e vespertino, oferta Educação Infantil e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), e atende atualmente 113 alunos, distribuídos em 06 turmas.

Arthur Saldanha - A escola Municipal Arthur Saldanha, situada no Povoado de Vereda Grande, Distrito de José Gonçalves, no início da fundação funcionava em um espaço cedido por uma moradora da comunidade, Ivanilde Cardoso. Na década de 90 o Senhor Deraldo Cardoso (in memoriam), doou o terreno onde foi construído, pelo governo municipal, o prédio escolar. Desde a fundação a escola recebeu o nome Arthur Saldanha, não se sabe ao certo quem foi Arthur Saldanha.

A escola presentemente funciona nos turnos matutino e vespertino, ofertando Educação Infantil e o Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano, e atende atualmente 65 alunos, distribuídos em 03 turmas.