Imagem Chico critica falta de destinação das emendas de deputados federais para Vitória da Conquista

Chico Estrella

24/05/2023 11:20:00

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 24, o vereador Chico Estrella (Agir) iniciou seu pronunciamento destacando a solicitação de empréstimo de 160 milhões de reais por parte da Prefeitura.

Chico afirmou que já se posicionou diversas vezes contrariamente a empréstimos ao poder público, no entanto, a cidade não tem representatividade no Congresso Nacional e por isso, as emendas parlamentares não chegam.

O parlamentar ressaltou que desde quando a prefeita Sheila Lemos (União) iniciou sua administração, Vitória da Conquista recebeu apenas R$ 22.960.479 em 24 emendas parlamentares, através de 13 deputados federais, o que considerou como irrisório para as necessidades do município.

O edil criticou o deputado federal Waldenor Pereira (PT), único congressista com domicílio eleitoral em Conquista, por não ter encaminhado emendas para a cidade, visto que cada parlamentar tem direito a 17,6 milhões por ano. Chico pediu aos vereadores do PT para tentarem conseguir os 160 milhões, previstos no pedido do empréstimo, através de verbas federais.

Por fim, o parlamentar destacou que sua cidade natal, Lagarto-SE, e Petrolina-PE receberam 36 e 370 milhões de reais em emendas respectivamente. “Não podemos viver de migalhas, precisamos de representatividade”, comentou.

Necessidade de vontade política – Em consonância ao discurso de Chico Estrella, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) destacou que o ex-deputado Coriolano Sales (1943-2018) conseguiu sozinho a verba para a construção do Anel Rodoviário, e além disso, o parlamentar destacou que a obra parada da Condevasf nos bairros Jardim Sudoeste, Santa Terezinha, Jardim Valéria e Copacabana II, poderia muito bem ser resolvida através de um pedido do deputado Waldenor Pereira para o Governo Federal.