Imagem Andreson reitera sua contrariedade à forma como a gestão municipal busca empréstimos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBDr Andreson Ribeiro

17/05/2023 10:55:00

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 17, o vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) refletiu mais uma vez acerca do Projeto de Lei nº 09/2023, que visava a aquisição de mais um empréstimo para a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, no montante de R$ 160 milhões. De acordo com o parlamentar, não se trata de ser contra o empréstimo para a realização de obras na cidade, mas sim, à forma como o poder executivo deseja pegar o empréstimo. Para o edil, ou a administração “brinca, ou trabalha de forma incompetente, ou trabalha para roubar o dinheiro do povo de Conquista”.

Andreson justifica suas críticas ao tratar da falta de transparência na minuta do referido projeto, que, segundo o edil, não identificava informações fundamentais para que o empréstimo fosse aprovado pela Câmara. Os detalhes em relação a quais obras serão executadas, em que localidades, qual será a taxa de juros, bem como qual será a correção monetária e as formas de pagamento, entre outros. Nada disso, segundo o vereador, estava informado no referido projeto de lei.

Andreson reiterou a existência de legislação federal que regulamenta o real poder de endividamento dos municípios e isso também não estava esclarecido nos trâmites do projeto de lei, e uma vez aprovado o empréstimo, a receita líquida do município é comprometida, o que pode acarretar problemas posteriores no pagamento de servidores e fornecedores, afirmou o parlamentar. Pela ombridade, seriedade e firmeza de todos os vereadores eleitos, “jamais aprovarão algo de qualquer jeito”, não são contra as obras, mas falta um plano de trabalho da gestão, garantiu ele.

Por fim, o vereador criticou a preferência da Prefeitura em executar obras para a população mais rica da cidade, em detrimento de ações importantes e urgentes para os trabalhadores. Andreson assegurou que o povo é que deve decidir os melhores programas de ação da administração municipal, e se colocou à disposição dos conquistenses para um debate a respeito do assunto, afirmando ainda que não se intimida com as ameaças que tem recebido por defender sua posição.