Imagem Câmara Municipal celebra Dia das Mães em sessão especial

Câmara Municipal celebra Dia das Mães em sessão especial

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

12/05/2023 11:07:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou nesta sexta-feira, 12, uma sessão especial em comemoração ao Dia das Mães. A atividade contou com programação musical, apresentação do Coral Mãos que Encantam e homenagens. A sessão, que já é uma tradição na Casa, foi conduzida pela vereadora Lúcia Rocha (MDB).

Ações do poder público em prol das mulheres – Proponente da sessão, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) destacou que o papel do poder público municipal é a construção de uma rede de apoio para que as mães possam trabalhar, manter uma vida ativa e cuidar de seus filhos e pediu ações como aumentar a oferta de creches e escolas em tempo integral, a instalação de um hospital da mulher, o fortalecimento de políticas de segurança e a garantia da liberdade de escolha das mulheres.

Mães necessitam de autocuidado – A vereadora Viviane Sampaio (PT) saudou todas as mães, principalmente as atípicas que lutam diariamente pelos direitos dos seus filhos por meio das políticas públicas inclusivas. “É uma honra muito grande todo ano esta Casa fazer essa sessão especial em homenagem ao Dia das Mães, porque, como diz a deputada Neusa Cadore (PT), política é feita para cuidar de gente e nada melhor para cuidar de gente do que uma mãe”, disse. Ela ressaltou a importância do autocuidado das mães lembrando da importância da saúde materna. “Porque pela sobrecarga que muitas mães têm no dia a dia, desse cuidado com os filhos, elas precisam também serem olhadas de forma especial pelas políticas públicas”.

Maternidade exemplar – O servidor da Câmara, o jornalista Guilherme Barbosa, destacou que recebeu de sua mãe, a professora Elenita Barbosa, uma educação baseada no exemplo prático. “Ela me educou e educa com boas palavras, mas a principal forma foi através dos seus bons exemplos de vida”, disse ele. “Quero lhe dizer, minha mãe, que lhe sou grato. Se hoje eu tenho o costume de buscar ser um trabalhador melhor, um servidor público melhor, de buscar ser um homem melhor em todos os quesitos da minha vida é graças ao exemplo que eu tive dentro de casa”, complementou Barbosa.

Mulher de fé, amável e linda – Gislane Dutra Aguiar Barbosa, filha da homenageada Maria de Fátima Farias, expressou seus sentimentos pela mãe, uma “baixinha muito guerreira”, que desde muito cedo aprendeu a lutar.

De acordo com Gislane Dutra, sua mãe desejava ter filhas para suprir a falta de irmãs e conseguir realizar esse sonho porque teve quatro filhas e um filho. Ainda em sua fala, disse que a senhora Maria de Fátima tem uma história de superação e de caridade, porque diversas vezes abrigou pessoas na própria casa e doou alimentos para os mais necessitados. Segundo Gislane Dutra, seus pais criam os filhos com poucos recursos, mas com muito amor e empenho.

Em tom orgulhoso, relatou que pôde fazer Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e que suas irmãs também estão na mesma universidade. Além disso, disse que a mãe ganhou a tão sonhada neta e que “todas as honrarias do mundo não são capazes de homenagear essa mulher de fé, incrível, forte, amável, cuidadora e linda”. Para concluir, afirmou que todas as mães são mais que especiais.

Maternidade é luta diária – A servidora da Câmara Municipal, Cheila Costa Novais, agradeceu a oportunidade e parabenizou todas as mães que lutam diariamente para garantir a criação dos seus filhos. Ela aproveitou a oportunidade para homenagear a mãe. “Ela é uma pessoa maravilhosa. Acho que todas as mães são assim, mas essa é muito especial. Bondade e caráter são suas principais características. Quem a conhece sabe da bondade dessa mulher”, afirmou. Cheila agradeceu também a presença dos seus filhos, demonstrando gratidão pelas alegrias da maternidade.

Mãe batalhadora – Emocionado, o vereador Ricardo Babão (PCdoB) ressaltou a trajetória da mãe, Dona Maria, que criou oito filhos, sustentando-os por meio do trabalho de lavadeira de roupas. Além da mãe, o vereador parabenizou a esposa e mãe de sua filha, Suelen, e as mães de seus outros três filhos, destacando o carinho e comprometimento de cada uma delas com os filhos.

Necessidade de avanços para as mulheres – O líder do governo, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), ressaltou a importância da mulher na vida das pessoas e disse que há vários motivos para comemorar, embora a população feminina necessite de vários avanços nos espaços de poder. Por fim, o parlamentar saudou o público em nome da prefeita Sheila Lemos (UB), primeira prefeita de Vitória da Conquista.

Homenagens – Durante a sessão cada vereador homenageou uma mãe, uma forma de reconhecer o amor e a importância das mães.

CONFIRA AS HOMENAGEADAS:

Homenageada: Rosilane Carvalho Mendonça Vereador: Edijaime Rosa - Bibia (MDB)
Homenageada: Sandra da Silva Galvão Vereador: Del Marcus Vinicius (PODEMOS)
Homenageada: Dalvina Ribeiro Botelho Vereador: Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB)
Homenageada: Maria do Socorro Cerqueira Santana Vereador: Ricardo Babão (PCdoB)
Homenageada: Dellyana Santos Moreira Santos Vereador: Dr. Augusto Candido (PSDB)
Homenageada: Rachel Maria de Jesus Vereador: Dinho dos Campinhos (PP)
Homenageada: Simone Moraes Vereador: Fernando Jacaré (PT)
Homenageada: Maria de Fátima de Assis Vereador: Subtenente Muniz (AVANTE)
Homenageada: Denilza de Oliveira Bonfim Santos Vereador: Hermínio Oliveira (PODEMOS)
Homenageada: Eliana da Paz França Oliveira Vereador: Ivan Cordeiro (PTB)
Homenageada: Alvalina Souza Santos Vereador: Nildo Freitas (PSC)