Imagem NOTA DE PESAR: Câmara Municipal lamenta morte Avanilton Santos Carneiro

NOTA DE PESAR: Câmara Municipal lamenta morte Avanilton Santos Carneiro

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaNota de Pesar

05/05/2023 08:38:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lamenta profundamente o falecimento de Avanilton Santos Carneiro, ícone do teatro e da educação conquistense, nessa quinta-feira, 04, aos 65 anos. Avanilton atuou como professor, diretor escolar, ator e diretor teatral por vários anos em Vitória da Conquista.

Avanilton deixa esposa, dois filhos e um legado de amigos. O funeral acontece no Salão Paroquial da Paróquia Santa Luzia [Via Local S – Conjunto Habitacional URBIS V, Zabelê] com sepultamento às 16 horas da sexta-feira (5), no Cemitério Campo Municipal da Paz, em Vitória da Conquista.

Nascido no dia 18 de outubro de 1957, em Vitória da Conquista, Avanilton era filho de Antônio Ferraz dos Santos e Terezinha Amorim Carneiro. Casado com a atriz Célia Santos há vinte e nove anos, ele deixa dois filhos: Avanilton Santos Carneiro e Isçahn Santos Carneiro.

Avanilton Carneiro, dramaturgo, foi grande defensor das artes cênicas de Conquista. Era professor do Grupo Teatral Avante Época, premiado, tendo sido autor de várias peças e projetos sociais para comunidades. Uma das mais importantes foi “O mendigo ou o cão morto”. Era professor e também trabalhou ainda no jornalismo por 15 anos, tendo sido editor de Jornalismo da TV Cabrália e chefe da divisão de promoções culturais na Prefeitura Municipal.

Em 2007, foi um dos dez finalistas no “II Concurso de Dramaturgia Seleção Brasil em Cena”, com a peça teatral “O Porão”, cuja leitura dramática aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Venceu 14 editais entre auxílio montagem, apresentações de peças teatrais e ponto de cultural.

O presidente da Casa legislativa, vereador Hermínio Oliveira (PODE), e demais vereadores se solidarizam com os familiares e os amigos de Avanilton neste momento de dor e perda.