TRIBUNA LIVRE: Gilmarcos cobra pagamento de recurso, enviado pelo governo federal, aos agentes de saúde
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
26/04/2023 10:05:00
O agente de endemias, Gilmarcos Brito Lima, fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 26, para discutir o tema “Incentivo Financeiro Adicional e Materiais de Trabalho”. Segundo ele, existe um recurso enviado pelo governo federal ao município, mas não está sendo repassado para os agentes comunitários de saúde e nem para os agentes de combate à endemia, e solicitou que os parlamentares fiscalizem para onde essa verba está indo.
Gilmarcos falou ainda sobre a campanha salarial de 2023 que, segundo ele, até o momento, o executivo Municipal não tem nenhuma resposta para o povo sobre o salário. “Para quem não sabe, o governo federal, anualmente manda 12 parcelas para custeio do nosso salário. São 2 parcelas de R$ 2.604 que é o piso vigente atual”, contou completando que, “no final do ano é mandado uma décima terceira parcela só que, essa décima terceira parcela, a lei diz que não é para pagamento de 13º não, essa décima terceira parcela ela é uma parcela de incentivo, só que infelizmente, Brasil afora, diversos gestores passam a mão nesse dinheiro”, lamentou.
Ele contou ainda, que existem vários municípios que pagam esse dinheiro para os agentes de saúde e combate as endemias. “A prefeitura de Itapetinga por exemplo, todo ano quando o recurso chega quando incentivo chega é imediatamente passado para os agentes de combate as endemias e para os agentes de saúde”, contou cobrando que a prefeitura de Conquista faça o mesmo na cidade.
Finalizou lembrando que esse recurso é um direito dos agentes e devem ser repassados aos mesmos e solicitou aos vereadores que fiscalizem esse problema para que o 13º seja passado a quem é de direito.