Imagem Andreson cobra investimentos no esporte e condena política de tributação da prefeitura

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBDr Andreson Ribeiro

19/04/2023 11:00:00

Na sessão desta quarta-feira, 19, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) cobrou da gestão municipal investimentos nas várias modalidades esportivas. Ele avalia que existem recursos, mas falta “boa vontade” da prefeitura para criar estratégias para apoio a atletas de alto rendimento, por exemplo. Ribeiro explicou que o município de Londrina, no sul do país, criou uma bolsa para atletas. O parlamentar ressaltou que se trata de uma deficiência da atual gestão e das anteriores.

Em sua fala, parabenizou a agência Gente Propaganda por alcançar mais um prêmio, dessa vez no FestVideo, promovido pela APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto). Ele destacou que a empresa tem um histórico de premiações nacionais e internacionais, sendo um orgulho para o município.

Tributos em alta – Andreson voltou a criticar a política de tributação praticada pela Prefeitura Municipal. “Eu não sei o que está acontecendo com a gestão municipal?”, perguntou. O vereador ressaltou que o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) foi reajustado em cerca de 400% para a maioria dos imóveis, numa decisão exclusiva da prefeitura, com base numa atualização do cadastro de imóveis. Para ele, o reajuste chega num momento indevido por conta da crise econômica que o país atravessa.

O vereador apontou outra situação que considera absurda. Ele explicou que vem recebendo queixas de corretores de que a prefeitura está inflacionando o valor dos imóveis para o cálculo do ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), apesar de existir decisão judicial contrária. Segundo Andreson, recentemente, a prefeitura alterou o valor de um imóvel de R$ 110 mil, valor declarado para venda, para R$ 204 mil na hora de calcular o ITBI.