Tribuna Livre: Presidente do Simmp destaca falta de valorização de profissionais da educação
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
19/04/2023 10:00:00
Durante a sessão desta quarta-feira, 19, a sra. Elenilda Ramos Lima, presidente do Simmp – Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista, fez uso da tribuna livre para falar sobre a campanha salarial da categoria no ano de 2023.
A sindicalista destacou que o tema tratado na tribuna é de interesse de toda a sociedade, e afirmou que a educação do município enfrenta problemas que não podem ser ignorados pelo poder público, sendo necessária a valorização dos professores.
“É vergonhoso para o 3º município do estado da Bahia não cumprir a Lei 11.738/2018, que é a lei do piso salarial”, comentou.
Elenilda ressaltou que o município pode solicitar complementação de recursos perante o Estado e a União para efetuar o pagamento da lei do piso e questionou o porquê de uma eventual desvalorização do professor, feita pela Prefeitura.
A presidente do Simmp elencou uma série de melhorias que são necessárias para a Rede Municipal de Ensino como infraestrutura das escolas, agilidade no concurso público porque faltam profissionais, seleção de mais cuidadores para os alunos especiais, monitores para contribuir com a educação das crianças, atenção pelo número de alunos no espaço da sala – seguindo a recomendação do MEC e uma maior atenção para a saúde mental dos professores e estudantes.
Momento aterrorizador na educação que merece a preocupação e a atenção das autoridades. “Vamos cuidar das nossas crianças, vamos protegê-las”, disse.