Imagem Escola Novas Ideias recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaIvan Cordeiro

19/04/2023 10:20:00

Em sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 19 de abril, a Escola Novas Ideias recebeu a Moção de Aplauso nº 27/2023, proposta pelo vereador Ivan Cordeiro (PTB), pelo trabalho desenvolvido com alunos acometidos por transtornos do neurodesenvolvimento, a exemplo do Transtorno do espectro autista (TEA), do Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e do Transtorno de oposição desafiante (TOD).

A diretora da Escola Novas Ideias, a professora Rita Melo, agradeceu a homenagem recebida e se disse honrada pelo reconhecimento do trabalho realizado na escola com as crianças atípicas. A educadora ressaltou que o autismo não é uma doença, não tem cura, mas deve ser compreendido e, por meio das informações que todos devemos ter acerca dessa condição, é preciso acolher essas crianças da melhor forma: “Nós da Escola Novas Ideias, fazemos esse trabalho de inclusão, porque acreditamos que nossas crianças são únicas e elas precisam estar inseridas na escola regular, na sociedade”.

A diretora também destacou que o autismo não tem cara, que não é olhando para uma criança que iremos identificar o autismo nela, mas sim, respeitando suas características e o seu desenvolvimento, que são únicos em cada uma. Tendo o transtorno, “cada criança é de um jeito, não existe um padrão de comportamento”. Por isso, precisamos nos informar e entender sobre o autismo, refletiu a professora Rita.

Por fim, a filha da diretora da Novas Ideias, Maria Melo Narici, que tem autismo suporte 1, deixou uma importante e reflexiva mensagem a todos, ela disse: “Inclusão não é favor! É dever!”