Imagem Câmara participa de inauguração do Centro de Apoio à Saúde Animal

Câmara participa de inauguração do Centro de Apoio à Saúde Animal

17/04/2023 15:02:00

A primeira clínica veterinária pública da Bahia foi entregue nesta segunda-feira, 17, pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC). A solenidade teve a participação dos vereadores da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, da prefeita Sheila Lemos (UB) e dos membros da gestão municipal.

O Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA) fica na Avenida Brumado e atenderá exclusivamente animais de estimação de pessoas de baixa renda e aqueles acolhidos por protetores de animais e ONGs. No local serão ofertadas consultas ambulatoriais e emergenciais, exames laboratoriais e de imagem, castração e cirurgias. O atendimento será totalmente gratuito e exclusivo para a população de baixa renda que comprove residência em Vitória da Conquista. O CASA não realiza cirurgias ortopédicas e de alta complexidade e nem abriga animais.

A Câmara Municipal participou ativamente do debate e aprovação do CASA. O vereador Nildo Freitas (PSC) representou o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PODE). Participaram também da solenidade os vereadores Luis Carlos Dudé (MDB), Edjaime Rosa Bibia (MDB), Adinilson Pereira (MDB), Subtenente Muniz (AVANTE), Ivan Cordeiro (PTB), Chico Estrella (Agir), Lúcia Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB) e Edivaldo Junior (PTB).

O vereador Nildo Freitas lamentou as críticas ao projeto e conclamou os críticos a ajudarem nas soluções dos problemas municipais. Ele parabenizou a prefeitura pela entrega, destacando que é um avanço na causa animal. Nildo lembrou que a Câmara é uma defensora da implantação do Centro de Controle de Zoonoses e pediu apoio para o projeto.

A prefeita Sheila agradeceu à sua equipe pela dedicação ao projeto e frisou que se trata de uma demanda antiga da população, mas somente atendida por essa gestão. Em sua fala, destacou o trabalho do ex-vereador Pastor Sidney, que realizou debates desde 2014 e propôs a criação do Centro de Controle de Zoonoses. Ela falou da necessidade de ações educativas e preventivas para a causa animal e reforçou que o CASA cumprirá um importante papel.

Sheila ainda anunciou outras ações da prefeitura como melhorias no curral municipal, parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) para castração de gatos e cachorros, criação do GAMA, grupo de guardas municipais para atuação na área do meio ambiente, previsão de retirada de animais da coleta de lixo na zona urbana, reforma do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e construção de um canil municipal.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira Passos, falou do histórico do projeto e destacou que a ideia nasceu ainda na gestão de Herzem Gusmão, sendo abraçada pela atual prefeita. De acordo com a secretária, a pandemia da Covid-19 atrasou a implantação do Centro, mas a gestão municipal não poupou esforços para entregar o espaço à população. Ela lamentou as críticas e fake news sobre o atraso do projeto e agradeceu o apoio da prefeita a um projeto pioneiro em Conquista.

Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA)

Funcionamento:

- De segunda às sexta, 8h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h;