Imagem MOÇÃO DE APLAUSO: Câmara Municipal homenageia PCdoB pela comemoração dos seus 101 anos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaPCdoB

31/03/2023 10:15:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 31, o Poder Legislativo Municipal homenageou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pela passagem do seu aniversário de 101 anos, comemorado no dia 25 de março deste ano.

Fruto da iniciativa do mandato dos vereadores do PCdoB Ricardo Babão, Luciano Gomes e Andreson Ribeiro, a homenagem aconteceu através da Moção de Aplauso Nº 018/2023, entregue ao presidente municipal do partido em Vitória da Conquista, Glauber Rocha.

Ao receber a honraria, Rocha agradeceu e destacou a importância do PCdoB para a política nas esferas municipal, estadual e federal. “Partido que tenho orgulho de estar presidindo. São 101 anos de luta pelo povo brasileiro, em defesa da Democracia no Brasil”, disse. “O PCdoB é partido importante para o crescimento do país, para a democracia e também para Vitória da Conquista”, complementou.

Histórico – Conforme aponta a Justificativa da Moção de Aplauso, “o PCdoB foi fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói-RJ. É o partido mais antigo em atividade no Brasil. Tem em sua trajetória a dedicação às causas populares, na luta por um Brasil soberano e democrático. O PCdoB está ligado com a história do Brasil, participando ativamente de todos os momentos históricos dos últimos 100 anos.

Tendo passado boa parte de sua trajetória na ilegalidade, ainda assim não se isentou das questões importantes ao País. Ainda na ilegalidade, continuou atuando ao lado dos trabalhadores, do campo e da cidade, por melhores condições de vida pata a população trabalhadora, sendo fundamental na organização dos sindicatos e das primeiras centrais sindicais, além das ligas camponesas.

O partido conta, em suas fileiras, com personagens históricos como Minervino de Oliveira, um homem negro que teve a coragem de ser candidato a presidência do Brasil em 1928, menos de 40 anos após a abolição da escravatura, que reflete na desigualdade racial e social até os dias de hoje.

Luís Carlos Prestes, Olga Benário Prestes, Oscar Niemeyer, Nelson Werneck Sodré, Astrogildo Pereira, João Amazonas, Mauricio Grabois e Haroldo Lima são exemplos de várias personalidades históricas que fizeram parte do PCdoB e contribuíram para a história do partido e do Brasil.

O partido participou ativamente da Constituinte de 1944, com diversas propostas e debates. Tendo em destaque a proposta apresentada por Jorge Amado, que garantia a Liberdade Religiosa no Brasil.

Nos anos 60, fez enfrentamento a Ditadura Militar que se instalou no Brasil, tendo diversos de seus militantes exilados, torturados e mortos pelo regime antidemocrático que se instalou em nosso país.

Na redemocratização do País esteve presente no movimento pela anistia e as “Diretas já”,  coordenando, junto às demais forças democráticas, os movimentos de massa que se realizaram pelo País.

Ao completar seu 101 anos o PCdoB representa a pluralidade da política brasileira, seu histórico de lutas em defesa da democracia e da soberania do Brasil representam a brava história do nosso Povo”.