Imagem Mieloma Múltiplo é tema na tribuna Livre da casa

Mieloma Múltiplo é tema na tribuna Livre da casa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

24/03/2023 10:05:00

O Mieloma Múltiplo foi um dos temas abordados na tribuna livre da Casa do Povo, na manhã desta sexta-feira, 24, durante a sessão ordinária realizada no Plenário Carmen Lúcia. Joelisio Fraga, foi quem abordou o tema, lembrando que o mês de março é o mês dedicado ao mieloma múltiplo. “Para quem não sabe, o Mieloma múltiplo é um câncer acometido na medula óssea” e lembrou que existem três tipos de câncer: “A leucemia, o mieloma múltiplo e o linfoma. E ressaltou que o mieloma é o segundo câncer hematológico que mais acomete pacientes no mundo, “mas infelizmente, é um câncer desconhecido e os sintomas dessa doença é muito comparado a doenças comuns como dores lombares, anemia, esquecimento e falta de apetite.

Segundo Joelisio, que foi diagnosticado com o Mieloma Múltiplo, ressaltou que o diagnóstico tardio traz muitos problemas de sequelas irreversíveis e até mortes. “Eu fui diagnosticado em março do ano passado e em outubro do mesmo ano eu fiz o transplante de medula óssea. Hoje eu estou com cinco meses de transplantado, a minha sorte que eu tive um tratamento vip”, contou, fazendo uma comparação com os tratamentos oferecidos pelo poder público. Ainda segundo ele, cerca de 27,5 dos pacientes descobrem que tem o câncer um ano depois, “isso acaba deixando consequências irreversíveis e também vindo a óbito”, e completou, explicando que devido a isso, foi criada uma associação que cuida de 200 pacientes no Brasil e na América na América do Norte.

“Estarei indo para Brasília na próxima quarta-feira onde estarei na Câmara dos Deputados falando sobre isso”, contou. Ele relatou ainda, os valores altos dos medicamentos e tratamentos. “o mieloma que não tem cura, para que ele não volte, é preciso uma medicação muito cara, o SUS não cobre e nós estamos com 18 pacientes precisando, nesse momento, desse medicamento”, lamentou.

Finalizou, contando que no domingo, 26 será realizada um evento em frente ao shopping Boulevard onde será realizada uma corrida e na parte interna do shopping terão atividades como palestras médicas.

Maio 2024