Imagem Viviane Sampaio denuncia postagem de colega de parlamento considerada transfóbica

Viviane Sampaio denuncia postagem de colega de parlamento considerada transfóbica

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

15/03/2023 11:00:00


Na sessão desta quarta-feira, 15, da Câmara Municipal, a vereadora Viviane Sampaio (PT) ressaltou que março é o mês de luta das mulheres e lembrou que a Casa realizou no dia oito uma sessão solene para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Em sua fala, a parlamentar lamentou uma postagem em rede social do colega Ivan Cordeiro (PTB) que retrata a luta entre duas mulheres, sendo uma delas mulher trans, como uma alusão ao “futuro feminino”. Ela repudiou o conteúdo considerado transfóbico. “Isso ficou muito ridículo para um representante do povo”, declarou.

Viviane ressaltou que o cargo de vereador não dá direito de “destilar ódio, intolerância, racismo e preconceito”. A edil se definiu como mulher hétero, evangélica, branca e frisou que isso não a autoriza a cometer crime contra a população LGBTQIAP+, de intolerância religiosa ou de racismo. “Nós temos responsabilidade quando representamos o povo, somos eleitos pela população”, disse. 

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, Viviane condenou a postagem e afirmou que em 2022 a população enterrou o projeto de ódio e intolerância ao eleger um novo presidente da República que representa um projeto de amor, tolerância e esperança.  

Ela ainda ressaltou que as mulheres são vítimas diariamente do machismo e aponta que postagens como a do colega e de outros parlamentares do país fazem parte do contexto que levou o Brasil a ocupar a quinta colocação no ranking de feminicídio. “E o Nordeste e Bahia ficaram em primeiro lugar”, relatou. Além disso, Viviane frisou que pessoas trans são vítimas de violência, tendo uma expectativa de vida de apenas 35 anos diante dos 76 anos da população geral. Ela lembrou que a prefeita Sheila Lemos (União), após pressão do vereador Alexandre Xandó (PT), lançou edital para implantação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero e questionou se a Câmara vai se opor a essa ação. 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30