Imagem Representante da ocupação do Cidade Bonita discursa na Tribuna Livre

Representante da ocupação do Cidade Bonita discursa na Tribuna Livre

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresTribuna LivreNotícia

10/03/2023 10:00:00

Na sessão desta sexta-feira, 10, a Câmara de Vitória da Conquista concedeu a Tribuna Livre à senhora Iranilde Marinho, presidente da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos da Ocupação do Cidade Bonita, e também dirigente estadual do MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos. Na oportunidade, a militante discursou sobre a problemática da habitação popular no município.

Iranilde apresentou aos vereadores, produtos da agricultura família, sem agrotóxico, ressaltando que fazem parte de uma alimentação saudável e de qualidade, inteiramente produzida nas ocupações de Vitória da Conquista.

A militante informou que desde 2017, não há um projeto de habitação popular no município e há 7 anos está vivendo na ocupação no bairro Nova Cidade e o ex-prefeito Herzem Gusmão mandou tratores para derrubarem os barracos, despejando as famílias que estavam lá. “Muitas pessoas foram jogadas na rua”, salientou.

A dirigente do MTD também destacou que esperava ter algum diálogo com a atual prefeita Sheila Lemos (UB). Foram encaminhadas diversas pautas e solicitações sobre o debate da moradia popular, mas o grupo nunca foi recebido. Por fim, os membros da ocupação gritaram palavras de ordem: “Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”.