Imagem Viviane destaca a importância do voto feminino

Viviane destaca a importância do voto feminino

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

24/02/2023 10:30:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta Sexta-feira, 24, a vereadora Viviane Sampaio (PT) iniciou sua fala parabenizando a senhora Maria da Conceição pela homenagem recebida na câmara e destacando a importância do  voto feminino comemorado neste 24 de fevereiro. “Hoje comemoramos 91 anos da Conquista do voto feminino. O voto é nosso direito já conquistado, mas queremos ocupar cargos de lideranças na políticas. Nós mulheres, ocupamos apenas 28% da secretaria dos governos estaduais e temos apenas duas mulheres governadoras no Nordeste, e em todo o Brasil, apenas duas mulheres, Raquel Lira de Pernambuco e a reeleita governadora Fátima Bezerra do Rio grande do Norte”, falou.

Ainda sobre a participação das mulheres na política, Viviane relatou que “nas câmaras municipais somos apenas 16% e 931 municípios não tem nenhuma mulher nas câmaras de vereadores” e lembrou que em Vitória da Conquista não é diferente,  “temos apenas duas mulheres na câmara de vereadores”. “
A vereadora aproveitou para relatar que esteve na zona rural na última quarta-feira de cinzas participando do velório de dona Vitória, e aproveitou para ver de perto algumas questões como roçagem, estradas e iluminação. “Infelizmente ouvindo a comunidade local, constatamos mais uma vez que a zona rural continua em total abandono pela prefeitura municipal”, lamentou, contando  viu as estradas do Ribeirão, do São Francisco, Lagoa do Batista e Roseira. “A comunidade não está ilhada porque a própria população fez uma barreira na estrada com saco de areia para que os carros pequenos e motos pudessem passar, porém as crianças que estão indo para a escola estão tendo que andar mais de 3 km com suas mochilas nas costas para chegar até a via principal que dá acesso a José Gonçalves”.

Finalizou afirmando que repudia a atitude transfobia cometida ontem pela ATUVI  com uma mulher trans que foi buscar um atendimento. “Ela sofreu todo um preconceito por ser uma mulher trans, então aqui coloco a comissão de mulher desta casa a disposição para que possamos também, junto com a coordenação de políticas de LGBT do município de Vitória da Conquista, para fazer os encaminhamentos necessários”.

Março 2024