Imagem Xandó cobra ações da prefeitura e comemora investimentos na educação federal.

Xandó cobra ações da prefeitura e comemora investimentos na educação federal.

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

24/02/2023 10:40:00

O vereador Alexandre Xandó (PT), iniciou seu pronunciamento durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 24, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, falando sobre a  educação. “A educação está em festa, voltamos a ter educação no país após quase 10 anos de congelamento” e completou contando que “nós temos o reajuste das bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, iniciação científica, isso sim é um governo que se preocupa com a educação”. Xandó contou ainda que foi dado um reajuste de aproximadamente 40% nas bolsas de mestrado e doutorado, “isso é muito importante e aqui na Bahia nós já estavamos trilhando por um caminho muito importante que foi uma definição do governador Rui Costa, com a criação do projeto mais futuro”.

Xandó citou ainda a entrega de escolas no Estado da Bahia, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Ele está correndo trecho, entregando as escolas gigantes, escolas equipadas com aparelhos como piscinas de atletismo, espaço para teatro, então a gente parabeniza aqui aos nossos governos e aponta que é compromisso do Partido dos Trabalhadores valorizar a educação”. Por outro lado, o parlamentar criticou a atuação do governo municipal. “Venho aqui fazer uma crítica e uma cobrança muito forte a prefeita Sheila Lemos e a secretaria de infraestrutura: a cidade está jogada ao caos, nós vemos aí as ruas esburacadas que ninguém consegue passar, várias  pessoas não conseguem tirar os seus carros das garagens”. Ele chamou atenção ainda, para um caso que se dá no bairro Miro Cairo. “Temos o terreiro de pai Jorge que foi tombado no ano passado como patrimônio Municipal e precisamos que o poder público preste mais atenção sobre aquele determinado imóvel e patrimônio material que não é mais somente daquela comunidade de candomblé mas, de toda cidade”  e completou lamentando que “temos um espaço tombado que se a população de Conquista quiser visitar vai ter dificuldade de chegar, primeiro pela dificuldade de um transporte coletivo, mas principalmente, porque as ruas estão intrafegáveis” e pediu providências urgentes.

Políticas Públicas – Outra reivindicação feita pelo vereador foi sobre as políticas públicas para a população LGBTQIA+. Ele relatou que após muita luta, teve a criação do conselho Municipal de políticas públicas LGBT,  mas segundo ele,  essa lei ainda permanece somente no papel. “Foi feita uma grande ação de marketing no dia de combate a lgbtfobia, em 17 de maio de 2023, 10 meses após a criação da lei, é que vai ser chamada eleição para o conselho Municipal da população LGBT, mas não temos políticas públicas de geração de trabalho e renda, não temos políticas de saúde focada especificamente para a população LGBT e a prefeitura só fica fazendo firula”, concluiu.