Imagem Edivaldo Ferreira Júnior comemora os 91 anos da conquista do voto feminino

Edivaldo Ferreira Júnior comemora os 91 anos da conquista do voto feminino

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTBEdivaldo Ferreira Jr.

24/02/2023 10:50:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã dessa sexta-feira, 24, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) destacou os 91 anos do voto feminino no Brasil. Mesmo destacando a lei que deu as mulheres o direito de votar em 1932, o vereador ressaltou que “o voto feminino passou a ser absolutamente universal apenas em 1985”.

Segundo os dados do IBGE, aproximadamente 52% da população brasileira é do gênero feminino. Nesse sentido, o vereador defendeu maior participação das mulheres na política. “Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação vem caminhando no sentido de a todo custo impulsionar a participação feminina na política”, afirmou, ressaltando o tempo de propaganda eleitoral e o percentual do Fundo Especial de Campanha, destinado para as candidaturas femininas.

Apesar do esforço do TSE, Edivaldo lamentou o número de mulheres eleitas para Câmara Municipal. “Aqui nós temos 21 cadeiras, mas infelizmente temos apenas duas mulheres no Legislativo Municipal”, lamentou.

O vereador comemorou a iniciativa do evento que vai discutir a duplicação da BR 116, no dia 17 de março, no auditório do Cemae. “Estudos demonstram que a ausência de duplicação das estradas aumentou em muito o número de acidentes. Nesse sentido, sugiro uma articulação com os 21 deputados que tiveram votos em Conquista para que nos ajude a fazer cumprir as demandas que a ViaBahia ainda não atendeu”, afirmou.  Edivaldo sugeriu ainda que o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista convide os presidentes das Câmaras Municipais da região Sudoeste para que participem desse debate no dia 17 de março. “Precisamos participar de uma forma mais efetiva da luta em favor do Duplica Sudoeste”, pontuou.