Imagem Edivaldo Júnior apresenta dados de estudo que demonstra omissão da VIABAHIA

Edivaldo Júnior apresenta dados de estudo que demonstra omissão da VIABAHIA

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTBEdivaldo Ferreira Jr.

15/02/2023 10:20:00

Na sessão dessa quarta-feira, 15, da Câmara Municipal, o vereador Edivaldo Júnior (PTB) criticou a atuação da VIABAHIA em Vitória da Conquista e região, taxando a concessionária de omissa com as demandas do município ao não cumprir as obrigações contratuais. “A omissão da VIABAHIA tem trazido enormes prejuízos para toda a região”, denunciou. O edil avalia que o número de acidentes na BR 116 tem relação direta com a situação de descaso da concessionária com a região.

Em sua fala, apresentou dados de um estudo que fez sobre a VIABAHIA, concessionária que ganhou a licitação para explorar os trechos que vão de Feira de Santana à divisa da Bahia com Minas Gerais, cerca de 680 quilômetros de extensão. A concessão foi assinada em 2009 e tem um prazo de validade de 25 anos. A cobrança de pedágio teve início em 2010.

Ele frisou que o contrato prevê contrapartidas como obras de duplicação em vários trechos da área coberta pela VIABAHIA, ação condicionada ao volume de tráfego – cerca de 6.500 veículos por dia. Segundo Edivaldo, esse volume já atinge 15 mil veículos por dia, sem que a concessionária cumpra o que está no contrato.

O parlamentar ainda frisou que existem três instrumentos de calibragem do contrato para as duplicações: quatro anos de carência, após assinatura do contrato, para início das obras, data vencida em 2013; prazo de 12 meses para conclusão das obras após verificação do volume de 6.500 veículos por dia no trecho em questão, situação que foi atingida antes dos quatros anos; limite de até 90 quilômetros de duplicação por ano. “Até o presente momento não foi feito nos trechos que envolvem Jequié e a divisa com Minas Gerais”, denunciou.

O vereador relembrou a seara judicial que ainda não deu resultados. Em 2017, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública contra a VIABAHIA e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esta por não fiscalizar a contento atuação da concessionária.  Em 2018, a Justiça Federal determinou que a VIABAHIA cumprisse o contrato e pagasse uma indenização de R$ 5 milhões. A concessionária recorreu da decisão, que está suspensa.