Imagem Câmara comemora 20 anos do Projeto quintas de Maio em Audiência Pública

Câmara comemora 20 anos do Projeto quintas de Maio em Audiência Pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAdinilson PereiraHermínio OliveiraSubtenente MunizDelegado Marcus Vinicius

10/02/2023 22:22:00

Foi realizada na noite da última sexta-feira, 10, no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma audiência pública em homenagem aos 20 anos do projeto cultural Quintas de Maio, idealizado e criado pelo produtor musical Vadinho Barreto. A audiência foi proposta pelos vereadores Marcus Vinícius (PODE) e Hermínio Oliveira (PODE).

O presidente da casa, o vereador Hermínio Oliveira, abriu a audiência ressaltando a importância da valorização da cultura e da importância do produtor cultural Vadinho Barreto na cidade de Vitória da Conquista. “Vadinho é um grande entusiasta da nossa cultura. Um incansável na luta pelo reconhecimento cultural e o criador desse importante projeto que é o Quintas de Maio”, falou.

Vadinho Barreto agradeceu a todos os presentes e contou que o projeto quintas de maio, idealizado e produzido por ele, só é possível “graças ao apoio de cada um de vocês, que acreditam no projeto”.

Quem também prestou homenagens aos 20 anos do Quintas de Maio foi o ex-prefeito de Cândido Sales, Eduardo Pontes. Ele parabenizou Vadinho pelo sucesso do projeto e ressaltou a importância e valorização da cultura, principalmente de boas músicas brasileiras. “Graças a pessoas como Vadinho, conseguimos resgatar e conquistar o espaço da música nacional”, disse.

O primeiro vice-presidente da casa, Subtenente Muniz relatou um pouco da sua relação com Vadinho Barreto, e lembrou que “Conquista é um celeiro cultural e não podemos perder esse título. A cultura precisa ser valorizada e as pessoas que vivem da cultura precisam ser reconhecidas”.

A ex-vereadora e ex-vice prefeita Irma Lemos, disse que “ao falar em cultura na nossa cidade, logo vem Vadinho Barreto em nossa memória”. Ela contou um pouco da trajetória, que teve a honra de acompanhar, de Vadinho Barreto e do projeto quintas de Maio.  “Você presenteia Conquista com seu amor e dedicação à cultura”, concluiu. Dr. Armênio Santos, contou um pouco da sua participação na divulgação cultural da cidade e como conheceu o produtor, ainda no inicio de sua caminhada na cultura.

Amigo e parceiro de Vadinho Barreto, o cantor e apresentado Jânio Arapiranga contou que sua parceria com Vadinho começou em 2004 e que foi através dele que conheceu a música e a cultura da cidade. “Ele é incansável! O otimismo de Vadinho pela cultura é admirável. Se Deus quiser esses 20 anos vão se ampliar ainda mais”.

O vereador e segundo presidente da Câmara, Adinilson Pereira (MDB) lembrou que o projeto Quintas de Maio já faz parte do calendário cultural da cidade. “Vadinho é amigo de todos os vereadores e é um prazer ser seu amigo e ver seu amor pela cultura de nossa cidade”, falou.

Para Jonas Sala, secretário de finanças do município, comemorou o sucesso do projetos Quintas de Maio: “20 anos não acontece por acaso. Nada dura muito tempo se não for feito com carinho e responsabilidade” e ressaltou a responsabilidade e determinação de Vadinho Barreto para manter a cultura da cidade ativa. “Ele é um articulador e é uma pessoa extremamente generosa”.

O radialista Washington Rodrigues, da Rádio Clube, lembrou que fazer cultura no Brasil é muito difícil, “por isso quando um programa cultural chega aos seus 20 anos temos que comemorar”. E completou dizendo que “Vadinho agrega, traz as pessoas para a cultura, e vejo a luta dele para fomentar seus projetos e outros projetos também”.

A artista plástica Valeria Vidigal, disse que Vadinho recebe todos com muito carinho e “tê-lo como amigo é um prazer imenso”. Desejou tudo de melhor para o produtor e que o mesmo tenha muito mais sucesso em sua trajetória.

Alan D’Kard, que também é artista plástico, disse que a história de Vadinho se mistura com a história da cidade e contou algumas histórias vividas com ele. “A identidade cultural de um povo é construída no caminhar e na construção do espaço cultural que vivemos” afirmou, parabenizando Vadinho pela sua trajetória.

Elquisson Soares lembrou que Vitoria da Conquista é um celeiro cultural e relatou muitos nomes que se destacaram até mesmo fora do Brasil, como Elomar Figueira, Xangai, entre outros e sugeriu algumas formas de se valorizar a cultura na Câmara de vereadores de Conquista.

O jornalista Jeremias Macário contou como conheceu Vadinho e o parabenizou por todo sucesso com o projeto Quintas de Maio.

Além das homenagens feitas por admiradores do projetos, a audiência contou com a participação da banda da polícia militar e outros artistas da cidade.