Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAdinilson PereiraHermínio OliveiraSubtenente MunizDelegado Marcus Vinicius
10/02/2023 22:22:00
Foi realizada na noite da última sexta-feira, 10, no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma audiência pública em homenagem aos 20 anos do projeto cultural Quintas de Maio, idealizado e criado pelo produtor musical Vadinho Barreto. A audiência foi proposta pelos vereadores Marcus Vinícius (PODE) e Hermínio Oliveira (PODE).
O presidente da casa, o vereador Hermínio Oliveira, abriu a audiência ressaltando a importância da valorização da cultura e da importância do produtor cultural Vadinho Barreto na cidade de Vitória da Conquista. “Vadinho é um grande entusiasta da nossa cultura. Um incansável na luta pelo reconhecimento cultural e o criador desse importante projeto que é o Quintas de Maio”, falou.
Vadinho Barreto agradeceu a todos os presentes e contou que o projeto quintas de maio, idealizado e produzido por ele, só é possível “graças ao apoio de cada um de vocês, que acreditam no projeto”.
Quem também prestou homenagens aos 20 anos do Quintas de Maio foi o ex-prefeito de Cândido Sales, Eduardo Pontes. Ele parabenizou Vadinho pelo sucesso do projeto e ressaltou a importância e valorização da cultura, principalmente de boas músicas brasileiras. “Graças a pessoas como Vadinho, conseguimos resgatar e conquistar o espaço da música nacional”, disse.
O primeiro vice-presidente da casa, Subtenente Muniz relatou um pouco da sua relação com Vadinho Barreto, e lembrou que “Conquista é um celeiro cultural e não podemos perder esse título. A cultura precisa ser valorizada e as pessoas que vivem da cultura precisam ser reconhecidas”.
A ex-vereadora e ex-vice prefeita Irma Lemos, disse que “ao falar em cultura na nossa cidade, logo vem Vadinho Barreto em nossa memória”. Ela contou um pouco da trajetória, que teve a honra de acompanhar, de Vadinho Barreto e do projeto quintas de Maio. “Você presenteia Conquista com seu amor e dedicação à cultura”, concluiu. Dr. Armênio Santos, contou um pouco da sua participação na divulgação cultural da cidade e como conheceu o produtor, ainda no inicio de sua caminhada na cultura.
Amigo e parceiro de Vadinho Barreto, o cantor e apresentado Jânio Arapiranga contou que sua parceria com Vadinho começou em 2004 e que foi através dele que conheceu a música e a cultura da cidade. “Ele é incansável! O otimismo de Vadinho pela cultura é admirável. Se Deus quiser esses 20 anos vão se ampliar ainda mais”.
O vereador e segundo presidente da Câmara, Adinilson Pereira (MDB) lembrou que o projeto Quintas de Maio já faz parte do calendário cultural da cidade. “Vadinho é amigo de todos os vereadores e é um prazer ser seu amigo e ver seu amor pela cultura de nossa cidade”, falou.
Para Jonas Sala, secretário de finanças do município, comemorou o sucesso do projetos Quintas de Maio: “20 anos não acontece por acaso. Nada dura muito tempo se não for feito com carinho e responsabilidade” e ressaltou a responsabilidade e determinação de Vadinho Barreto para manter a cultura da cidade ativa. “Ele é um articulador e é uma pessoa extremamente generosa”.
O radialista Washington Rodrigues, da Rádio Clube, lembrou que fazer cultura no Brasil é muito difícil, “por isso quando um programa cultural chega aos seus 20 anos temos que comemorar”. E completou dizendo que “Vadinho agrega, traz as pessoas para a cultura, e vejo a luta dele para fomentar seus projetos e outros projetos também”.
A artista plástica Valeria Vidigal, disse que Vadinho recebe todos com muito carinho e “tê-lo como amigo é um prazer imenso”. Desejou tudo de melhor para o produtor e que o mesmo tenha muito mais sucesso em sua trajetória.
Alan D’Kard, que também é artista plástico, disse que a história de Vadinho se mistura com a história da cidade e contou algumas histórias vividas com ele. “A identidade cultural de um povo é construída no caminhar e na construção do espaço cultural que vivemos” afirmou, parabenizando Vadinho pela sua trajetória.
Elquisson Soares lembrou que Vitoria da Conquista é um celeiro cultural e relatou muitos nomes que se destacaram até mesmo fora do Brasil, como Elomar Figueira, Xangai, entre outros e sugeriu algumas formas de se valorizar a cultura na Câmara de vereadores de Conquista.
O jornalista Jeremias Macário contou como conheceu Vadinho e o parabenizou por todo sucesso com o projeto Quintas de Maio.
Além das homenagens feitas por admiradores do projetos, a audiência contou com a participação da banda da polícia militar e outros artistas da cidade.