Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara derruba veto sobre piso dos enfermeiros

SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara derruba veto sobre piso dos enfermeiros

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

26/10/2022 13:13:00


Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no Memorial Câmara, os parlamentares votaram a inclusão de pauta para votar a mensagem de veto nº46 do Executivo municipal. Por unanimidade, o veto parcial foi derrubado pelos vereadores, após extensa discussão no plenário. Ao submeter ao Poder Legislativo a deliberação do veto, o Governo Municipal alegou falta de dotação orçamentária para cumprir piso salarial da enfermagem. 

Período eleitoral – O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) disse que é preciso lembrar que temos uma campanha eleitoral em curso e lamentou situações que vem acontecendo nesse período. Relembrou fatos passados sobre corrupção. Criticou atitudes de alguns candidatos e disse que é uma pessoa de preceitos e não aceita determinadas coisas.

Babão reafirma compromisso com os interesses da cidade - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) lamentou as críticas feitas aos partidos de esquerda e relembrou que as alianças são aspectos comuns na vida pública. “O que não podemos ser é incoerentes com a nossa própria história”, declarou. O vereador lamentou a forma como o discurso religioso tem sido usado por alguns partidos. “Não podemos usar o nome de Deus para blasfemar, para fazer politicagem”, defendeu. Babão reafirmou o compromisso com as pautas do município e o uso do seu mandato para defender os interesses da cidade. “Precisamos discutir o que é bom para Vitória da Conquista”, pontuou.

Nós votamos em favor do povo - O vereador Edjaime Rosa - Bibia (MDB) iniciou a fala destacando a posição do legislativo conquistense em relação a votação do veto relacionado ao piso salarial dos profissionais de enfermagem que, de acordo com ele, precisam ser respeitados e valorizados: “Quando o projeto foi votado, uma das motivações foi a questão das empresas privadas, onde os funcionários estão mais sujeitos ao risco de perder o emprego. Numa empresa pública os profissionais de enfermagem tem suas vagas garantidas e nas empresas privadas?”, questionou. O parlamentar salientou ainda que os vereadores votam em favor do povo: “Nós votamos para o povo, se a prefeita entrar  na justiça pode alterar tudo, mas o papel da Câmara é discutir em favor da população de Vitória da Conquista, por isso quero agradecer os colegas por votar o projeto”, finalizou.

Piso salarial da enfermagem - Viviane Sampaio (PT), agradeceu a derrubada do veto para garantir o pagamento do piso do profissional de enfermagem. Lamentou a nota enviada pela prefeitura, sobre a derrubada do veto e falou sobre ações durante o processo eleitoral, principalmente sobre recentes ataques a uma jornalista da TV Globo: “As mulheres precisam de respeito”, finalizou.

Lúcia Rocha parabeniza luta da Enfermagem na defesa do piso salarial - A vereadora Lúcia Rocha (MDB) parabenizou a luta dos enfermeiros e enfermeiras de Vitória da Conquista, que conseguiram derrubar o veto que impedia o pagamento do piso salarial da categoria. “A união faz a força e espero que todas as categorias de trabalhadores tomem isso como exemplo”, declarou. Lúcia destacou também os investimentos do Governo Estadual em Conquista, ressaltando a ampliação do HGVC e a construção do Complexo Educacional do Bairro Brasil. A vereadora destacou também a pavimentação da estrada que dá acesso ao distrito do Iguá, de São Sebastião, entre outros serviços. “ É uma série de obras que demonstram o compromisso do governador Rui Costa com Vitória da Conquista”, pontuou.

A Câmara precisa fiscalizar o asfalto do Santa Terezinha - O Vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) criticou a situação da obra de pavimentação asfáltica do bairro Santa Terezinha e adjacências feito, disse ele, com má qualidade com tratamento superficial duplo: “Cerca de oito milhões de reais em emendas parlamentares para esta obra, eu estive lá no último domingo e é indecente a situação, é vergonhoso, está parecendo um asfalto de cocada”, disse. O parlamentar salientou que, embora seja uma obra federal, cabe a administração municipal tomar uma posição em relação à obra. “O deputado responsável pela emenda nunca pisou neste município. O governo municipal sequer fez a sua contra partida em relação a esta obra, precisamos de uma pavimentação minimamente decente” e complementou dizendo que “ainda falta cerca de 30 logradouros para se afastar, ainda dá tempo da prefeita Sheila Lemos fazer algo à respeito”, encerrou.

Importância da enfermagem - Luciano Gomes (PCdoB) parabenizou a manifestação dos profissionais de enfermagem pela mobilização, “pois ela é importante, se não, não teríamos derrubado esse veto”, falou afirmando que  “fizemos muito pouco do que eles fizeram para salvar vidas”. Finalizou comemorando avanços na região da Limeira que vão beneficiar a população e a água da embasa que chegou na região de Ribeirão e Pedra Mole.

“A saúde é a bandeira mais importante que precisamos defender” - O vereador Orlando Filho (PRTB) iniciou a sua fala destacando a valorização dos profissionais de saúde e falando sobre sua a visita realizada na última semana  em instituições de saúde de Vitória da Conquista: “A saúde é uma bandeira muito importante e, neste sentido, nesta última semana fizemos uma visita no CAPS 2 e CREAS AD que cuida de crianças e adolescentes em situação de rua, e percebemos a necessidade da contratação de mais profissionais” e concluiu dizendo que “temos lutado também pela inclusão e políticas públicas para crianças com autismo que tem necessitado de uma assistência continua, e carecemos de mais profissionais para trazer dignidade e igualdade para nossas crianças e adolescentes”.  O parlamentar salientou a importância da casa legislativa votar para derrubar o veto referente ao  piso salarial dos profissionais da enfermagem: “Não apenas na pandemia, mas em todo tempo estes profissionais trabalham para salvar vidas e precisam ser valorizados de forma digna”, finalizou.

Valdemir justifica derrubada de veto da Prefeitura contra piso salarial da Enfermagem - O vereador Valdemir Dias (PT) abordou a derrubada do veto da Prefeitura sobre piso salarial da Enfermagem. “Quero dizer à prefeita que não estamos pensando em questões eleitorais. Os profissionais da enfermagem merecem todo nosso reconhecimento e os vereadores desta Casa demonstraram isso com essa votação”, argumentou o vereador. Ele lamentou as acusações feitas pelo Poder Executivo logo após a derrubada do veto. Valdemir ainda criticou investimentos de pavimentação na cidade com materiais que não apresentam qualidade. “Estão fazendo isso com recursos do orçamento secreto”, declarou.

Cobranças da ViaBahia - O líder do governo na casa, o vereador Nildo Freitas (PSC) iniciou seu pronunciamento relatando que “tivemos aqui uma situação que me fez voltar ao passado, de quando fazia coberturas jornalísticas”, referindo-se a mobilização dos enfermeiros. Ele disse ainda que, “os vereadores desta casa tem o compromisso de votar o melhor para a comunidade”. Finalizou falando sobre a ViaBahia e os viadutos: “quero ressaltar o empenho dessa casa , já há varias legislaturas, em cobrar o cumprimento do contrato”. Ressaltou a importância da comissão que vem lutando pelos direitos da população e lembrou que “as placas não dizem nada, mas já é um começo e vamos ficar atento ao cumprimento do contrato”.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30