Imagem Audiência pública marca comemoração pelo Dia Municipal das Filhas de Jó

Audiência pública marca comemoração pelo Dia Municipal das Filhas de Jó

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

24/10/2022 21:28:00


Aconteceu nessa segunda-feira, 24, uma audiência pública para celebrar o Dia Municipal das Filhas de Jó. A data foi instituída pela Lei Municipal Nº 1.934/2013 e é festejada todo dia 20 de outubro. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Valdemir Dias (PT).

O parlamentar iniciou a audiência relatando a origem das Filhas de Jó, organização criada em 1920, nos Estados Unidos, por Ethel T. Wead Mick. A instituição tem como base o versículo 15 do capitulo 42 do Livro de Jó: “E em toda a terra não se houve mulheres tão justas quanto as filhas de Jó e seu pai deu-lhes herança entre seus irmãos”. A ordem chegou ao Brasil em 1993. No ano seguinte, foi instalada em Vitória da Conquista, com a instalação do Bethel #02 Conquistense. 

A audiência foi conduzida por membros da ordem e contou com a participação de representantes e autoridades maçônicas, além da entrega de homenagem ao Grupo Quatro Patas.  Foi realizada ainda uma palestra sobre violência psicológica no âmbito da Lei Maria da Penha, ministrada pela advogada Sâmala Silva Santos. Ela é presidente da Comissão da Mulher e da Mulher Advogada da OAB-Ba, subseção de Vitória da Conquista. A advogada afirmou que as mulheres vivenciam situações de violências todos os dias e de diferentes maneiras, a exemplo das violências física, sexual, financeira e psicológica.

Membros da Maçonaria e ordens Demolay e Filhas de Jó destacam audiência – A segunda princesa Maria Luísa Prado expressou o seu contentamento em fazer parte do Bethel #02 conquistense. Para ela, é muito gratificante promover a Ordem, principalmente neste momento em que é comemorado os 102 anos das Filhas de Jó. Ana Luíza Rios, primeira princesa das filhas de Jó do Bethel #02, convidou a população a conhecer a ordem e o trabalho realizado. 

Frederico Cirne, promotor de relações fraternais, agradeceu aos presentes e disse que as Filhas de Jó são o futuro, porque levam a herança maçônica ao praticar os seus preceitos e religiosidade. Por fim, ressaltou que o seu coração se enche de amor ao vê-las seguindo esses caminhos. 

Vanessa Alves, guardiã do Bethel #02 conquistense, parabenizou a ordem pelo trabalho realizado no município e pelas relações fraternais cultivadas pelas jovens da ordem. Hélder Beltrão Guimarães, guardião associado do Bethel #02, disse que se emociona ao falar das Filhas de Jó, porque sempre acompanhou a trajetória dessa ordem em Conquista. Ele agradeceu ao edil Valdemir Dias pela audiência e destacou a beleza da cerimônia das Quatro Faces. 

Caroline Barreto, grande guardiã do estado da Bahia, falou que se trata de um dia muito importante para a ordem em todo o estado, diante do reconhecimento da Câmara ao trabalho efetivado pelo Bethel. Ana Ellen Meira, honorável rainha do Bethel #02, falou sobre a importância de representar mulheres que são inspiração. Segundo ela, essa ordem é uma esperança para a juventude, porque levanta os ensinamentos prestados na vida de Jó. Ainda, convidou os presentes para a iniciação das futuras Filhas de Jó, que acontecerá no próximo sábado, 29, na Loja Maçônica. Já Hiano Fernando, mestre conselheiro da Ordem Demolay, parabenizou a ordem pelo aniversário e ressaltou a beleza da cerimônia.  



 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30