Imagem Em Audiência Pública, “Indústria, Comércio e Turismo” são debatidos

Em Audiência Pública, “Indústria, Comércio e Turismo” são debatidos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaOrlando Filho

20/10/2022 21:40:00


Em comemoração ao Dia do Comerciário, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou na noite desta quinta-feira, 20, uma Audiência Pública para debater a “Indústria, Comércio e Turismo”. De iniciativa do mandato do vereador Orlando Filho (PRTB), a audiência contou com a presença de empresários e representantes públicos. 


Importância da indústria, comércio e turismo – Em seu pronunciamento, Orlando Filho reconheceu a importância dessa temática. Para ele, Conquista, que antes era conhecida por ser a cidade do café, gado e mandioca, desenvolveu outros canais, principalmente no comércio, indústria e turismo. De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos, Vitória da Conquista também se estabeleceu enquanto uma cidade turística, por meio dos eventos, saúde e prestação de serviços. Ainda em seu discurso, esclareceu que será feito um resumo das ideias debatidas e o encaminhamento aos setores responsáveis. “Vamos encaminhar as ideias aqui debatidas aos responsáveis”, afirmou. 

Conquista tem vocação para vários tipos de turismo - O Gerente de Turismo do Município, Albeni Ismar, disse que “nunca se pensou que houvesse turismo em Vitória da Conquista. Só se pensava em praia, montanha e lazer. Aqui se pensava em turismo de eventos e negócios. Mas nessa época de pandemia, estamos fazendo um trabalho a dois anos e meio e já percebemos a vocação de outros modos de turismo, como turismo de saúde, turismo acadêmico, de serviço, entre outros”. Ele disse ainda que começou a fazer esse levantamento e “a partir daí começamos a cobrar do Executivo a criação do Plano Municipal de Turismo e queremos informar que no dia 7 de novembro estaremos entregando este plano de ação para implementar, mas ainda precisamos de outras ações”. “Há um ano foi votado na Câmara de Vereadores projeto de criação do Contur e Funtur e houve um problema, porque foi sancionado pela prefeita, sem as  emendas dos vereadores o que fez com que se cancelasse todo o processo”, lamentou Albeni. “Agora estamos buscando editar esse projeto novamente já com as emendas. Descobrimos que estava em uma comissão e solicitamos ao vereador responsável e ele informou que iria levar a plenária para votação”, contou. Ele finalizou dizendo que “as ações desse plano dependem fundamentalmente do conselho de turismo e sem a legalização dele e do fundo fica inviabilizado. Esse primeiro passo é importantíssimo e esperamos conseguir fazê-lo andar”.

Porta para turismo - Em seu discurso, o presidente do Hotel Ibis, Geraldo Meira, diz que algumas pessoas estranham quando se fala do turismo em Vitória da Conquista, mas a cidade possui grande potencial no turismo de negócio, de saúde e educação. Segundo Meira, Conquista também possui um número considerável de leitos hoteleiros, hospedando pessoas de vários lugares do mundo, que estão praticando o turismo de negócio. “Realmente tem muitas unidades habitacionais, desde pequenas pousadas a grandes hotéis”, disse. Outro assunto pautado por ele foi a importância que o Plano de Turismo Municipal terá para Conquista, principalmente com a viabilização e transformação do Cristo de Mário Cravo como um local de visitação. Animado com o Plano, Meira também falou sobre uma rota do biscoito e Conquista enquanto uma porta de entrada para a Chapada Diamantina. Ao concluir, pediu que a Casa Legislativa fizesse sua parte para viabilização do Plano.  

Temos expectativas de gerar 50 mil empregos - Paulo Williams, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe a informação de que “há mais de um ano que essa cidade vem experimentando discussões para implantação do pólo têxtil do sudoeste da Bahia. O projeto vem avançando e na semana passada evoluímos para as pesquisas que estão sendo realizadas junto a cadeia produtiva na cidade.” “As empresas envolvidas nesse processo estão sendo visitadas a fim de identificar melhor o perfil do empreendedor deste setor. Vale salientar que já catalogamos mais de 300 empresas que atuam neste setor gerando emprego e renda”, disse.  Ele afirmou que o Pólo deve ser implantado no período de 1 ano e meio. “Quando for entregue, o governo viabilizará a perspectiva de geração de 8 mil empregos diretos e indiretos. Temos excelentes expectativas a médio e longo prazos como por exemplo a geração de até 50 mil empregos na região sudoeste. E isso influencia diversos setores”. 

Terra dos biscoitos - Empresária dos Biscoitos Dona Santa e representante dos produtores de biscoitos de Vitória da Conquista, Cíntia Vieira, pautou a relevância dos biscoitos para o turismo no município. Com um olhar visando um crescimento desse segmento, Vieira afirmou que “temos um potencial gigantesco e podemos melhorar ainda mais”. Em suas palavras, para que o segmento dos biscoitos seja alavancado, é preciso organização, uma associação e acreditar mais no produto. Segundo a empresária, Conquista é a terra dos biscoitos e todo mundo que visita a cidade deseja comer e levar esse produto para outras pessoas. Ainda, falou sobre o Ceasa ser um ponto turístico para os visitantes e sugeriu que placas e fotos com informações sobre os biscoitos fossem colocadas na cidade. Por fim, pautou a necessidade da profissionalização das pessoas que fabricam esse produto e pediu ajuda do poder público para que haja essa integração.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31