Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Demandas da zona rural se destacam na sessão desta sexta-feira

SESSÃO ORDINÁRIA: Demandas da zona rural se destacam na sessão desta sexta-feira

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresMoção de AplausoSessão OrdináriaNotícia

16/09/2022 11:43:00


A sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 17, realizada no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, começou com a entrega das moções de aplauso nº 78/2022 à E2 Engenharia e Empreendimentos, pelos 25 anos de atuação no mercado da construção civil, de autoria da casa. O Engenheiro Luís Edmundo recebeu a homenagem e agradeceu pelo reconhecimento da casa.


E a homenagem de nº 80/2022, entregue ao Senhor Cauto Freitas, Gerente Executivo da TV Sudoeste, representando a Bahia Eventos pela realização da 16ª edição do Festival de Inverno da Bahia.


Além disso, os parlamentares discutiram investimentos na zona rural, voltaram a cobrar abastecimento de água na zona rural e construção da barragem do Catolé, melhorias na das estradas, entre outros.

Patrolamento bem feito na zona rural  – O vereador líder da bancada de situação, Edjaime Rosa Bibia (MDB) iniciou seu pronunciamento relatando visitas realizadas na zona rural e elogiou o patrolamento que vem sendo feito nas estradas vicinais, inclusive da estrada que vai de Bate Pé ao Pradoso. Falou da falta d’água na zona rural e da inauguração da nova Farmácia da Família, que foi inaugurada pela Prefeitura na última segunda-feira, 12, e cobrou medicamentos para atender de forma digna as pessoas. Finalizou pedindo aos conquistenses um voto consciente nas próximas eleições, para que mais deputados da cidade sejam eleitos e possam contribuir para o desenvolvimento local.

Melhorias no trânsito - O vereador Orlando Filho (PRTB), lembrou da audiência pública realizada pela Câmara na quinta-feira, 15, por iniciativa de seu mandato, para debater avanços e melhorias para os agentes de trânsito e da guarda municipal. “Pudemos ouvi-los e estar propondo resoluções e avanços para continuarmos tendo uma segurança pública de qualidade, mas principalmente a mobilidade que Vitória da Conquista precisa avançar”, avaliou o parlamentar.

Ele defendeu a realização de um novo concurso para agentes de trânsito, uma vez que a cidade está com alta defasagem de agentes. “O Contran preconiza ao menos 1 agente para cada mil emplacados na cidade. Nós temos menos da metade do contingente”, argumentou Orlando.

Valdemir destaca as eleições 2022 - O vereador Valdemir Dias (PT) destacou a importância das eleições 2022, ressaltando as perspectivas dos candidatos à presidência. Nesse sentido, lamentou a ausência de políticas habitacionais na esfera do Governo Federal. “Essas políticas foram extintas”, afirmou. Valdemir ainda destacou a realização de uma audiência pública que fará na Câmara Municipal para tratar sobre a oferta de medicamentos por meio de farmácias populares. Ele enfatizou o corte no orçamento que garante a oferta gratuita de medicamentos utilizados para controle de doenças como diabetes e hipertensão.

Falta d’água na zona rural - O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) lamentou a falta dos vereadores na sessão e pediu à mesa diretora que tome providências com as faltas dos parlamentares. Falou sobre a construção da barragem do Catolé, lembrando que é uma obra urgente e que precisa ser feita logo.

Augusto lamentou ainda a situação da Saúde, dizendo que “nada anda. Eles colocam uma cama na UTI e dizem que é leito”. E finalizou dizendo que a “Bahia caminha para trás”.

Eleições demonstrarão a vontade popular - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) lembrou que em algumas semanas ocorrerá o 1º turno das Eleições Gerais, quando os cidadãos brasileiros votarão para escolher os deputados, senadores, governadores e Presidente da República. Babão apontou que a apuração das urnas mostrará a qualidade de governos e também a vontade popular.

Ainda em seu pronunciamento o edil defendeu o ex-prefeito e ex-deputado Guilherme Menezes. “Eu desafio a qualquer um de duvidar da honestidade que Dr. Guilherme teve com Vitória da Conquista”, disse Ricardo.

Mais infraestrutura para o bairro Lagoa das Flores - O vereador Adinilson Pereira (MDB) voltou a apresentar reivindicações para o bairro Lagoa das Flores. Ele cobrou obras de infraestrutura, lembrando de algumas iniciativas executadas pelo ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB). “O bairro precisa de mais atenção por parte do Poder Executivo. O nosso mandato conseguiu junto com o ex-prefeito Herzem Gusmão a revitalização da creche da Lagoa das Flores, a implantação de uma base da Polícia Militar, além, da iluminação led na maior parte do bairro”, lembrou o vereador. Apesar dessas obras, Adinilson afirmou que o bairro ainda tem muitas demandas reprimidas. “Nós estamos trabalhando para que mais obras de infraestrutura sejam garantidas”, afirmou. Ele finalizou comemorando os 69 anos da Igreja Assembleia de Deus em Vitória da Conquista e parabenizando o pastor Davi Boa Sorte pela passagem do seu aniversário.

Continuar lutando pela nossa cidade - Luciano Gomes (PCdoB) lembrou que as escolhas políticas são pessoais e cada um tem a sua. Contou do encontro que teve com o presidente do Banco do Nordeste, realizado na semana passada, onde foi anunciado mais investimentos para empresários. Falou sobre a possível duplicação do trecho do distrito industrial, que será realizado pelos empresários e “ja teve a autorização da ANTT e da ViaBahia”. Comemorou a operação tapa buraco na Limeira e a recuperação que será realizada naquela estrada. “Temos muito o que comemorar e continuar lutando pela melhoria de nossa cidade, independente de quem ganhe as eleições”, falou, finalizando pedindo mais atenção para as estradas do Periquito.

Representatividade política - Em seu pronunciamento, o vereador Chico Estrella (PTC) defendeu o fortalecimento da representatividade política de Vitória da Conquista através da eleição de um maior número de deputados da cidade tanto na Assembleia Legislativa da Bahia, quando na Câmara dos Deputados, a fim de assegurar maior volume de recursos para atender aos anseios da população conquistense. “Temos na Assembleia Legislativa da Bahia 63 deputados e constam apenas dois com o domicílio eleitoral em Vitória da Conquista”, lamentou.

Ainda em seu pronunciamento, Estrella queixou-se da presença de ocupantes do primeiro escalão do Governo Municipal participando de atividades político-partidárias quando, segundo ele, “deveriam estar em seus gabinetes”.

Importante conquista para servidores da Educação - O vereador Nildo Freitas (PSC) cobrou o cumprimento do Regimento Interno da Câmara Municipal para garantir a presença, em tempo integral, dos vereadores durante as sessões ordinárias. Ele destacou também o reajuste de interstício salarial de professores e a gratificação para pessoal da merenda e higienização, garantido pela prefeita Sheila Lemos (UB) aos servidores da Rede Municipal de Educação. “Esse é um pleito da categoria desde o ano de 2014 e a nossa prefeita trouxe essa segurança para os servidores da Educação”, afirmou Nildo, comemorando a notícia.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30