Logo da Câmara de Vitória da Conquista
Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara debate melhorias para agentes de trânsito e guardas municipais

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara debate melhorias para agentes de trânsito e guardas municipais

Câmara de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

15/09/2022 18:15:00


Na tarde desta quinta-feira, 15, foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) uma Audiência Pública para debater avanços e melhorias para os agentes de trânsito e da guarda municipal. Fruto da iniciativa do mandato do vereador Orlando Filho (PRTB), a audiência reuniu representantes do Poder Executivo, do Simtrans, Guarda Municipal e forças armadas.

Momento importante - Orlando Filho (PRTB) externou sua alegria pela realização da audiência pública pelo segundo ano consecutivo. Segundo ele, momentos como esse são importantes para tirar a imagem de atos políticos apenas como politicagem, e que junto com o vereador Subtenente Muniz (AVANTE) estão fazendo uma política séria. O parlamento também colocou o seu mandato à disposição para fazer encaminhamentos e buscar concretizar o que foi externado durante a audiência. De acordo com o parlamentar, é preciso fazer um concurso público “porque os agentes de trânsito estão atuando com 50% do  quantitativo adequado, visto que em Conquista tem atualmente um agente para cada mil veículos”. Ele pautou ainda a indicação feita pelo seu mandato para a celeridade dos regimentos internos dos guardas e agentes de trânsito. Por fim, Orlando falou sobre a quantidade absurda de acidentes de trânsito no município e necessidade de propor uma maior instrução para as escolas de condutores de trânsito.

Fardas diferentes, mesmo objetivo - Agradecendo aos participantes que fazem parte do sistema de trânsito em Vitória da Conquista, o Coordenador de Trânsito do Município, Thiago Silva, lembrou que “o objetivo dos agentes de trânsito é garantir a segurança de todos que estão envolvidos, e que, apesar de suas fardas diferentes, o trabalho tem o mesmo objetivo”. Ele ressaltou ainda, que “é muito importante discutir melhorias para esse trabalho pois todos os dias estamos nas ruas e ter melhores condições de trabalho vai garantir à comunidade um serviço melhor e um trânsito cada vez mais seguro”, finalizou.

Melhorias já - O capitão da reserva da Polícia Militar da Bahia e agente da Guarda Municipal, Capitão Lemos, disse da satisfação em participar da audiência pública e pediu respeito aos guardas municipais. “A Guarda Municipal é um órgão de segurança pública e merecemos respeito”, declarou. De acordo com Lemos, ele fica preocupado quando os guardas deixam os seus familiares e vão trabalhar nas ruas sem um equipamento essencial que é o colete balístico. Em seu discurso, o capitão disse ainda que o auxílio uniforme já foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeita Sheila Lemos. Dentre as reivindicações feitas por ele estão o regimento interno, o projeto de qualificação continuada, um concurso público para acabar principalmente, com o deficit feminino e um projeto-piloto da guarda mirim. Além disso, pautou a necessidade de incorporação do salário-base, plano de carreira para os guardas e melhorias das acomodações da base.

“As forças de segurança tem que estar unidas” - Assim começou a sua fala o representante do TG 06-006, Sargento Robinson Ferreira. “A causa é uma só: a população; a sociedade; o cidadão.  O trabalho da segurança pública está no dia a dia na rua trabalhando com o cidadão e deve ser valorizada. Tem muitas pessoas que criticam, mas quando acontecem alguma coisa, liga para bombeiro, PM e isso é o que tem de melhor nessas forças: o dinamismo. Ouvimos várias vezes das pessoas nas ruas dizendo que se sentem mais seguros com essas forças nas ruas e a força municipal tem tanta importância quando a estadual e a federal. Unidos, um apoiando o outro.

Servidor público em 1° lugar - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) iniciou o seu discurso parabenizando a iniciativa do parlamentar Orlando Filho em fazer essa audiência pública e falou sobre a necessidade de valorização do servidor público. “Temos muitos profissionais competentes e o gestor público municipal tem que dá oportunidade”, disse. Ao parabenizar o agente do Simtrans, Thiago Silveira, ele disse que a categoria dos agentes de trânsito são um exemplo em Vitória da Conquista e que o cidadão que não quiser ser multado, não ande errado. Babão ainda parabenizou o capitão Lemos pelos avanços feitos na Guarda Municipal e se colocou à disposição. Ao finalizar, disse que o seu mandato coloca o servidor público em primeiro lugar e encerrou sua fala externando que “quem conduz essa cidade são vocês, servidores públicos”.

Precisamos trabalhar mais unidos - O Inspetor Regional Representante da GM, André Gomes, iniciou parabenizando os agentes de trânsito da nossa cidade pelo trabalho que vem sendo realizado. “Mas quero iniciar apresentando uma crítica ao Sintrans e GM. Precisamos trabalhar mais unidos. Existe um distanciamento e espero que não seja por muito tempo”. Ele destacou ainda que “hoje a Guarda Municipal é um braço forte da sociedade conquistense. Trabalhamos diariamente nas escolas, fazendo um trabalho de conscientização para estudantes e representantes das próprias escolas com o objetivo de melhorar a segurança, com excelentes resultados”.

Pensando na coletividade – Representando o procurador-chefe da Prefeitura, Rafael Vilas Boas, José Carlos agradeceu os presentes na Casa e por fazer parte da mesa. Segundo ele, a procuradoria está sempre buscando ajudar essas duas categorias e mesmo fazendo o papel chato de ponderar e negar muitas vezes, sempre tenta somar algo para a coletividade. José Carlos ainda pontuou a qualidade e crescimento dos agentes de trânsito e guardas municipais. Ainda, pautou a necessidade de agradecer os servidores públicos e finalizou dizendo que a procuradoria está de portas abertas.

Precisamos reforçar a Segurança Pública - A representante da COORPIN, Delegada Christie Correia Santos, iniciou a sua fala lembrando que “Vitória da Conquista é uma cidade polo tanto na educação, como na indústria e comércio e por isso é importante reforçar a segurança pública”. Ressaltou que “a presença dos agentes municiais nas ruas reforçam esse trabalho, que diminuem a criminalidade, tanto na prevenção de delitos como no combate a ação da marginalidade”, concluiu.

Importância do trabalho em união - Representando o coronel do CPR, Ivanildo da Silva, o capitão Arruda, subcomandante representante da 77, iniciou o seu pronunciamento parabenizando a mesa e a iniciativa do vereador Orlando Filho. De acordo com o capitão, quando se fala em segurança pública não se deve referir a órgãos específicos, mas sim, ao todo. Arruda também pautou a importância do trabalho em união, porque a Polícia Militar em Vitória da Conquista está desenvolvendo um trabalho de maior combate à criminalidade dado ao fato de que a Guarda Municipal tem suprido parte do serviço que antes era feito pela PM. Ao finalizar, parabenizou o capitão Lemos e disse que tudo fica mais fácil quando cada um faz o seu papel.

Aqui realizamos um excelente trabalho - O vereador Subtenente Muniz (AVANTE), lembrou a importância deste trabalho de polícia realizado pela Guarda Municipal: “Sim, vocês são polícia, quando estão investidos de seus uniformes”. O vereador lembrou que tem recebido elogios pelo trabalho realizado em vários lugares, como por exemplo o Carnaval de Salvador. “Aqui realizamos um excelente trabalho”.

“O Sintrans e o Samu 192 iniciaram esse trabalho há alguns anos, realizando trabalhos que antes eram exclusivos da polícia e com isso nos deixaram mais livres para realizar o nosso trabalho de polícia e isso melhorou a segurança em Conquista. Agora chegam vocês, Guardas Municipais para reforçar esse time”, elogiou.  O parlamentar ainda destacou que “essa união dos serviços de segurança faz com que os bandidos pensem duas vezes e não virem para Conquista, pois o trabalho aqui é bem feito. “Vocês da GM tem um trabalho de excelência iniciado há algum tempo e, com certeza, vão levar vocês muito longe”, afirmou completando que “vocês Agentes de Trânsito e Guardas Municipais, estão de parabéns pelo trabalho realizado. Tanto no combate à criminalidade como o de educação e segurança nas escolas da cidade. Parabéns aos guerreiros do Sintrans e GM”, finalizou.

Tribuna Livre

Associação presente - O representante da Diretoria de Comunicação da Associação da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, Dorivaldo dos Santos, saudou os 190 guardas municipais e parabenizou a iniciativa do vereador Orlando Filho. De acordo com Santos, a associação está apresentando as demandas da categoria e também fortalecendo as relações com o Poder Legislativo, que sempre se fez presente. Ele também agradeceu a prefeita Sheila Lemos e disse que a associação se dispõe a participar dos processos de forma dinâmica e transparente, buscando também uma interação com as forças policiais. Quando finalizou seu o pronunciamento, falou que as demandas já foram encaminhadas e parabenizou as forças de segurança.

Nós somos referência nesse trabalho - O Agente William Abreu parabenizou pela inciativa da audiência: “Estamos num local sagrado da democracia. Melhor lugar para falar de trânsito.  Como agente de trânsito, lembro que nosso serviço vai muito além do que se pensa. Nós salvamos vida, nós realizamos ações educativas. Digo aos colegas aqui presentes que temos um trabalho importante como servidores públicos e por isso é importante estamos discutindo melhorias para nossas condições de trabalho”. Abreu ainda destacou que fica feliz em ver que “as pessoas se voltam para nós satisfeitos com o que fazemos”.  Ele lembrou ainda que Vitoria da Conquista é destaque: “vejo isso quando viajo para outras cidades onde o trânsito é municipalizado e somos citados como referência, em todas as áreas que envolvem o trânsito. E olha que somos apenas 75 agentes”. E finalizou afirmando: “temos diversos sistemas de fiscalização de trânsito na cidade, como fiscalização eletrônica, radares, entre outros, e isso concorre para a melhoria do dia a dia no nosso trânsito. Hoje é muito importante pra nós, não só pelo apoio que estamos recebendo, mas para lembrar a importância do que fazemos”.







Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Web Câmara
Rádio
Facebook
Calendário

Outubro 2022
16

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31