Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Falta d’água na zona rural voltou a ser discutida na Câmara

SESSÃO ORDINÁRIA: Falta d’água na zona rural voltou a ser discutida na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresMoção de AplausoSessão OrdináriaNotícia

09/09/2022 11:34:00


Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 09, mais uma sessão ordinária , realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A sessão foi aberta com a entrega das moções de aplauso nº 58/2022 homenageando o Projeto Comunitário Raízes do Sertão  pelo evento realizado no dia 19 de Junho, na Comunidade Quilombola de Riacho de Teófilo.


A de nº 79/2022 , que prestou homenagem ao senhor Antônio Marcos Rocha Silva do Patronato Penal de Vitória da Conquista – Ba, presidente do Patronato penal Padre Benedito Soares da Costa, pelo excelente trabalho prestado a sociedade.


E a moção nº 57/2022 homenageando Fabrício Gomes Santos, mais conhecido como Fabrício Pancada, pelo 5º lugar na Maratona do Rio Janeiro, na prova dos 42 km.


Além disso, foi realizada a primeira votação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023, bem como o Projeto de Lei Complementar nº18/2022 que altera o art. 106 e acrescenta o art. 106-A à Lei Complementar Municipal n° 1.786, de 16 de dezembro de 2011, para dispor sobre a concessão de folga em razão do aniversário natalício do servidor público.

Falta água na zona rural – O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB), iniciou seu pronunciamento cobrando água na zona rural e pedindo providencias da coordenadora responsável, Joana Darc. Citou um áudio de uma fala dela e disse que ela tome providências para resolver o problema.  Augusto falou ainda da demanda de pacientes que precisam fazer colonoscopia e não conseguem.  Ele lembrou que o exame realizado no tempo certo diminui a incidência de câncer de intestino. Ele disse que a prefeitura afirma que não existe demandas mas que, “tem muita gente que não consegue marcar para realizar o exame. A prefeitura precisa tomar providências”, finalizou.

Reclamações - O vereador Subtenente Muniz (Avante) apontou que seguirá reclamando dos ocupantes dos primeiro e segundo escalões do Governo Municipal enquanto eles não passarem a atender às demandas da população. Segundo ele a população da zona rural não está recebendo água e as estradas estão em situação precária. “Estão questionando a forma como a gente tem criticado a falta de empenho para a realização de determinadas obras pela Prefeitura. Nós não vamos parar até que essas pessoas saibam o que tem que fazer. Se não serve para ser secretário, coordenador, que saia do cargo”, disse o parlamentar.

“Tem quatro meses que estão falando que vão fazer tapa buraco no Pradoso. Não tem condições mais de andar. Se precisa de uma ambulância, a ambulância não chega, a viatura da Polícia não vai. Alguém tem que tomar uma providência”, contou. “As pessoas estão mandando áudio chorando com crianças precisando de água. Corta o coração”, completou Muniz cobrando as devidas providências.

“Tem água, mas não tem quem leva” - O vereador Adinilson Pereira (MDB) também demonstrou preocupação com o abastecimento de água na zona rural de Vitória da Conquista. Ele citou como exemplo a situação enfrentada pelos moradores do povoado de Boqueirão. “Ontem a noite eu recebi o áudio de uma grávida chorando e reclamando da falta de água para beber. A questão é que tem água, mas não tem quem leva”, afirmou. Ele espera que a construção da adutora posso resolver esse problema tanto no povoado de Boqueirão quanto no povoado de São Domingos. “A crítica é porque a água não tá chegando”, pontuou. O vereador ainda destacou algumas ações que foram realizadas no distrito de São Sebastião por meio do seu mandato. “Solicitamos a limpeza do distrito e já foi feito. Pedimos também o manilhamento daquela região e continuamos aguardando. Precisamos tirar aquele povo daquela calamidade. Nosso pedido é pela comunidade”, finalizou Adinilson.

Acidentes de trânsito - Orlando Filho (PRTB) começou falando sobre as formas de se tornar um agente político e parabenizando todos os administradores pelo seu dia e pela audiência pública que foi realizada na Câmara na noite da ultima quinta-feira (08). Citou ainda a questão da mobilidade urbana e os diversos acidentes de trânsito que vem acontecendo na cidade. “É um absurdo o que vem acontecendo na cidade em relação aos acidentes de trânsito. É preciso uma mobilidade, com campanha para que esses acidentes parem de acontecer”, pediu. E finalizou cobrando abrigos para os pontos de ônibus e destacando a importância do 7 de setembro.

Descaso com o Pradoso – O vereador Ivan Cordeiro (PTB) fez coro às reclamações de falta de atenção à região do Pradoso. “A situação do Pradoso realmente está calamitosa. Vai fazer um ano das chuvas e nada foi feito para consertar aquela situação”, disse ele. “A Emurc precisa acordar. A Emurc nessa gestão está sendo enterrada”, complementou o edil.

Ivan ressaltou também a festa pelos 200 anos da Independência do Brasil, que contou com atividades também em Conquista. “O verde e amarelo tomou conta das ruas. O patriotismo do povo brasileiro está de parabéns”, finalizou.

Nova ambulância para Roseira - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) comemorou a destinação de recursos, via emenda parlamentar, para aquisição de uma ambulância para a unidade de saúde do povoado da Roseira, em Vitória da Conquista. Em relação ao abastecimento de água na zona rural, Babão lembrou que o maior prejuízo ocorreu quando foram retirados os carros-pipas que eram operados pelo Exército. “Joana, estou aqui para te parabenizar pelo esforço. Criticar é fácil, mas ninguém diz aqui que os carros pipas do Exército foram retirados da nossa cidade pelo governo federal, deixando para trás milhares de pessoas na zona rural”, criticou o vereador. Babão afirmou ainda que a classe trabalhadora precisa ocupar a agenda do governo federal e a prioridade das políticas públicas.

Importância do Administrador - Valdemir Dias (PT) falou sobre o dia do administrador, essencial para o desenvolvimento das organizações, das cidades e dos países. Se declarou honrado por ser administrador e parabenizou todos os colegas de profissão. Citou a audiência publica realizada em homenagem a categoria e chamou os professores e envolvidos na educação para participarem da audiência do dia 12 sobre os precatórios do FUNDEF. Valdemir falou ainda sobre as comemorações do 7 de setembro, lamentando o que foi feito pelo presidente da república e lembrou que a cor verde e amarela da bandeira do Brasil é de todos e que “não tem partido nem ideologia”.

Pavimentação e readequação de estradas – O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) cobrou execução de obras de pavimentação, patrolamento e cascalhamento de estradas em Vitória da Conquista. De acordo com ele, já há verba destinada para resolver a questão e a Prefeitura não executa as obras. “Eu quero saber onde está esse dinheiro. Precisamos nos debruçar e garantir que o secretário realmente execute esse serviço”. Falou.

Chico critica implantação de polo têxtil em Conquista - O vereador Chico Estrella (PTC) criticou a criação de um polo têxtil em Vitória da Conquista. “Estão tentando ludibriar o povo da cidade com essa iniciativa. Não temos um único lugar para sediar esse polo têxtil e nos aventuramos dizendo que esse polo será no antigo aeroporto. Só que aquela área pertence ao Governo Federal”, afirmou. Para Chico, esse investimento deveria ser feito no combate a seca que castiga a população da zona rural. “Serão gastos uma verdadeira fortuna para o estudo de implantação de um polo têxtil, enquanto o povo passa sede. Se esse polo for implantado aqui em Conquista, eu rasgo meu diploma de vereador, eu renuncio, pois sei que isso não passa de uma enganação”, bradou Chico, alegando que esse recurso poderia ser utilizado para comprar uma perfuratriz para abrir poços artesianos em toda zona rural, fertilizando a cidade.

Luta dos profissionais de enfermagem - Fernando Jacaré (PT), iniciou saudando os profissionais de enfermagem que lutam pelas garantias de direitos adquiridos. Falou sobre o abandono das periferias e da iluminação precária nessas regiões. “Dinheiro sendo gasto de forma aleatória, e temos que parar com isso. É preciso olhar para a população, tem coisas pequenas como a troca de lâmpada”, falou. Falou também sobre as cores da bandeira, afirmando que o verde amarelo é de todos. Criticou ações do governo federal e afirmou que é preciso ter um lado. Lembrou que diferenças ideológicas e partidárias devem ficar no   parlamento.

Emprego e renda – O vereador Nildo Freitas (PSC), líder do Governo na Câmara destacou o crescimento que a implantação do polo têxtil promoverá no município e em toda a região Sudoeste. “Vitória da Conquista vai criar um polo de municípios que vai trazer esse desenvolvimento. Essa terceira maior cidade do estado da Bahia está preocupada em envolver esse polo de municípios para que haja esse crescimento e todos saim ganhando”, disse. “Nesse primeiro momento serão 8 mil empregos gerados em Vitória da Conquista”, projetou Freitas.

A agricultura precisa de mais investimentos - O vereador Edjaime Rosa - Bibia (MDB) destacou as projeções para Vitória da Conquista, que apontam o município como a cidade que mais cresce no Norte e Nordeste do país. Nesse sentido, ele defendeu maiores investimentos na agricultura, reivindicando o financiamento desse segmento por parte de bancos públicos. “O que falta ao nosso município? Precisamos de mais organização para captação dos recursos disponíveis”, afirmou. Bibia falou ainda sobre a gestão da prefeita Sheila Lemos (UB). “A prefeita está há 18 meses a frente da prefeitura. Não dá para cobrar tudo dela. Sheila está preparando Conquista para os seus 200 anos. Os investimentos estão sendo feitos em vários bairros da cidade”, defendeu. “Parabéns, prefeita. Vamos trabalhar!”, concluiu.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30