Imagem Valdemir critica prefeitura por não executar emendas impositivas: “total desrespeito a essa Casa”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTValdemir Dias

25/05/2022 11:10:00

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, desta quarta-feira, 25, o vereador Valdemir Dias (PT), líder da Bancada de Oposição, cobrou a execução das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores. Ele citou o artigo 128, parágrafo 9, da Lei Orgânica do Município para ressaltar que as emendas impositivas estão previstas em lei.

Dias frisou que uma emenda na lei, de 2016, garante essa ferramenta aos parlamentares, mas não vem sendo cumprida pela Prefeitura Municipal desde a gestão passada. Para Valdemir, o comportamento da prefeitura é um “total desrespeito a essa Casa legislativa”. O parlamentar frisou que as emendas são para atender a demandas da própria população em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Ele interpelou os colegas: “pra quê estamos fazendo emendas impositivas no orçamento do município se não estão sendo cumpridas?”.

O vereador relatou que destinou emendas, por duas vezes, para iluminação e alambrado para o Campo do Moita, mas não foi executada pela prefeitura. Depois de tanta espera, ele disse que os próprios moradores, com apoio de seu mandato, conseguiram instalar postos e aguardam, ao menos, que a prefeitura faça a fiação elétrica.

Em sua fala, Dias destacou propostas de seu mandato apresentadas à Embasa, como a implantação de uma rede de água de quase 20 quilômetros no distrito de Itaipu, rede de quase 20 km para melhorar o abastecimento de água nos povoados de Itaipu, Baixa do Cedro e região, continuidade de pavimentação do bairro Miro Cairo, extensão de rede de água para Lagoa do Boi e o povoado de São Domingos.