Imagem Presidente do CRF-BA usa Tribuna Livre e chama atenção para uso racional de medicamentos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

20/05/2022 10:10:00

O presidente do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior, usou a Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira (20), na Câmara Municipal. Visando a conscientização da população sobre os procedimentos corretos no uso de fármacos, o presidente falou do uso racional de medicamentos. Ele explicou que os medicamentos podem passar de aliados a inimigos se utilizados de maneira indevida. “Os problemas relacionados à farmacoterapia (PRFs) são causa, muitas vezes, do uso não racional de medicamentos. Eles podem gerar graves consequências à saúde do paciente, ocasionando o agravo de algumas condições clínicas ou até mesmo o surgimento de outras comorbidades”, afirmou.

Nesse sentido, Mário Martinelli Júnior destacou a importância de fazer a distribuição correta desses medicamentos tanto na iniciativa privada, quanto nas repartições públicas. “Precisamos ter mais farmacêuticos nas unidades de saúde. São esses profissionais que garantem a aquisição desses insumos de forma correta, identifica as interferências medicamentosas e, nesse sentido, é importante que os municípios avancem na contratação desses profissionais”, defendeu.

Martinelli lamentou ainda a banalização de medicamentos psicotrópicos. “Durante a pandemia, aumentamos em 102% o consumo desses medicamentos. Essa é uma situação que tem nos preocupado, principalmente pela adesão dos mais jovens que vêm fazendo uso desses remédios de forma contínua”, pontuou.

A realização de concursos públicos para contratação de farmacêuticos foi outra reivindicação do presidente do conselho. Ele lamentou também os salários oferecidos a esses profissionais. “Nem de longe contemplam nossa responsabilidade no exercício da profissão”, declarou.

Março 2024