Imagem Viviane Sampaio destaca votação que vai definir piso salarial para profissionais de enfermagem

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

04/05/2022 10:20:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 04, a vereadora Viviane Sampaio (PT) comemorou o Projeto de Lei que estabelece o piso salarial para profissionais de enfermagem e que deve ser votado nesta quarta-feira, 4, na Câmara dos Deputados. “Hoje é um dia histórico para a enfermagem”, afirmou.

A vereadora lembrou que a definição do piso é uma demanda antiga da categoria e ganhou visibilidade com a atuação desses trabalhadores ao longo da pandemia. “Infelizmente, foi preciso o país ser acometido por uma pandemia para que esses trabalhadores e trabalhadoras fossem evidenciados a ponto de pautar o Congresso Federal”, declarou.

O Projeto de Lei prevê, em serviços públicos e privados, remuneração mínima inicial de R$4.750,00 para enfermeiros e proporcionalidade para as demais funções: 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. A correção, de acordo com a proposta, será anual, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O PL 2564/20 já foi aprovado no Senado no ano passado. Passando pela Câmara sem alterações, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). No caso de mudanças, o PL precisará receber nova análise dos senadores.

Viviane Sampaio demonstrou otimismo em relação à aprovação do PL. “No dia 12 de maio (Dia da Enfermagem), queremos comemorar essa conquista”, finalizou.