Imagem Câmara recebe projeto que cria Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Câmara recebe projeto que cria Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéNildo Freitas

24/03/2022 11:22:00

Na manhã desta quinta-feira, 24 a Câmara Municipal recebeu da prefeita Sheila Lemos (DEM), o Projeto de Lei Ordinária do Executivo Nº 05/2022, que regulamenta o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Na mensagem Nº 06/2022, que acompanha o PL, Lemos aponta que a regulamentação é um “importante instrumento financeiro e contábil que tem como principais objetivos captar recursos e financiar programas, projetos e serviços voltados à garantia dos direitos desse público”.

Ainda de acordo com a mensagem, apesar da existência do Conselho Municipal do Idoso desde 1999, a ausência da regulamentação deixava uma “lacuna normativa para o financiamento das ações voltadas à garantia dos direitos dessa coletividade”. Caso aprovado, o projeto regulamentará, entre outras coisas, as fontes de recursos do Fundo, sua administração e a criação de uma conta exclusiva para o FMDPI.

O projeto será lido em plenário na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 24, e aguardará o tempo regimental para a apresentação de emendas, seguirá para as comissões e, em seguida será votado e, se aprovado, seguirá para a sanção da prefeita.

O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), destacou a importância do projeto para Vitória da Conquista. “Temos uma população idosa significativa e nenhum projeto regulamentado para atender esse público. Ano passado, fomos procurados por representantes do Conselho do Idoso que pediram a ajuda dessa Casa, sempre atenta aos interesses da comunidade. Hoje recebemos o projeto direto das mãos da prefeita Sheila, e o PL já começa a tramitar na sessão de amanhã [25], por se tratar de um projeto de suma importância para o município”, explicou Dudé, acrescentando que os vereadores se debruçarão de forma responsável sobre o projeto.

Além de Dudé, o vereador Nildo Freitas (PSC) também participou do momento de repasse do projeto à Câmara. “Esse é um projeto significativo para os nossos idosos e para o nosso município, e, como sempre, receberá total atenção dessa Casa”, afirmou.