Imagem Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

17/03/2022 22:29:00

Na noite desta quinta-feira, 17, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal do DeMolay (estabelecido pela Lei Nº 1.646/2009), celebrado em 18 de março. A solenidade foi convocada pelo vereador Valdemir Dias (PT), com apoio da Ordem DeMolay e das lojas maçônicas de Vitória da Conquista.

Participaram da audiência membros da Ordem DeMolay, representantes conquistenses e da Bahia, e jovens dos capítulos que compõem a Ordem em Vitória da Conquista: Sudoeste, Conquistense e Guardiões do Cruzeiro do Sul. Além das falas, a Ordem apresentou cerimônias tradicionais.

Jacques de Molay, o homem que deu nome à Ordem DeMolay, nasceu em Vitrey, sul da França, em 1244. Aos 21 anos se tornou um templário, ordem militar de cavalaria que surgiu na Idade Média. Em 1298, de Molay subiu ao posto de Grande Mestre da Ordem do Templo. Foi preso, torturado e morto em decorrência de perseguições aos templários. Já a Ordem DeMolay foi criada no ano de 1919 por Frank Sherman Land.

Proponente da audiência pública, o vereador Valdemir Dias (PT) afirmou que o seu mandato está comprometido com a parceria com a maçonaria e organismos como a Ordem DeMolay e as Filhas de Jó.

O cavaleiro do Priorado Nobres Cavaleiros da Fraternidade, André Luiz Lima Conegundes, destacou que o mundo passa por um momento de crise com guerras e muitas pessoas em necessidade. Para ele, são em momentos como esse que a Ordem DeMolay mostra o seu valor, desenvolvendo ações de ajuda a quem mais precisa.

O mestre conselheiro do capítulo conquistense da Ordem DeMolay, Geferson do Prado Almeida Neto, expressou a felicidade em ter feito parte da Ordem DeMolay e salientou que a Ordem passou por uma grande dificuldade no período de pandemia, mas que após isso, ela renasceu. “ A Ordem foi importante para o meu  desenvolvimento; eu era um garoto tímido, e aprendi a ter disciplina, a falar em público, e ter uma estrutura de vida”, disse. O mestre conselheiro finalizou expressando que a Ordem DeMolay é o maior investimento que os cidadãos podem fazer pelos seus filhos, irmãos e amigos. “Tudo que eu sou hoje, devo a Ordem DeMolay”, finalizou.

O mestre conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay, João Guilherme Dias Rebouças, agradeceu pela realização da audiência e disse estar alegre e honrado por representar o seu capítulo. Ele frisou que a Ordem trabalha os valores da liderança, seja a individual ou coletiva. João explicou que são aprendizados que vêm pelo exemplo. Ele ainda informou que a Ordem fará um mutirão de doação de sangue em comemoração ao Dia do DeMolay.

O mestre conselheiro do Capítulo Sudoeste da Ordem DeMolay, Sr. Guilherme Coelho Santos Belarmino, falou sobre os principais aspectos que o faz participar da Ordem DeMolay. “Eu sempre vi os problemas da sociedade e tive vontade de ajudar; quando eu entrei na Ordem, ela me deu os caminhos para realizar ações em prol da sociedade e encontrei pessoas que tinham os mesmos propósitos”. O mestre falou ainda que a Ordem possibilita um laço de irmandade entre os participantes. “Você pode ir para outra cidade e ser recebido como um familiar pelos irmãos DeMolays; a forma como os irmãos são unidos é algo espetacular”, destacou. Guilherme aproveitou para convidar os meninos de 12 a 21 anos para que participem da Ordem.

O mestre conselheiro regional da 3ª Oficialaria para o Estado da Bahia, Alan Oliveira dos Santos Júnior, agradeceu a Valdemir e a Vilaney por articularem a audiência, um espaço para a divulgação dos valores da Ordem DeMolay. Ele testemunhou sua experiência de crescimento pessoal a partir de sua participação na Ordem. Segundo Alan, seus valores de vida vêm de sua família e dos DeMolay. Ele convidou a sociedade a conhecer melhor a Ordem e a participar de suas atividades.

O oficial executivo da 3ª Oficialaria para o estado da Bahia, Djalma Ferreira Messias, iniciou a fala parabenizando todos os DeMolays pelo dia e destacou o desempenho dos irmãos ao realizar as reuniões da Ordem de maneira online durante o período de pandemia. Ele ressaltou o seu apoio aos membros da Ordem para tirar dúvidas e dar apoio aos demais. “A 3ª Oficialaria, a qual eu estou representando hoje, está à disposição de todos vocês para trazer informações e tirar quaisquer dúvidas. Vocês estão no caminho certo, os capítulos estão indo bem e eu percebo que os membros estão cada vez mais presentes; neste sentido temos visto os resultados”, afirmou.

O grande mestre estadual adjunto da Ordem, Aristenilson Messias Laranjeira de Souza, representou o grande mestre estadual, José Moisés Almeida dos Santos. Aristenilson falou que é uma alegria participar desse momento festivo, como o Dia do DeMolay. Ele parabenizou os três capítulos de Vitória da Conquista que integram o ranking dos melhores capítulos da Bahia. Para Aristenilson, a palavra que define o momento é gratidão, especialmente aos conquistenses que abraçaram a Ordem DeMolay. Ele ainda pediu que a Casa, além das comemorações de organismos como Filhas de Jó e Ordem DeMolay, seja parceira das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O pedido foi direcionado às demais instituições da cidade.

Março 2024