Imagem Câmara Municipal autoriza município a pegar US$72 milhões em empréstimo

Câmara Municipal autoriza município a pegar US$72 milhões em empréstimo

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaComissão de Legislação, Justiça e Redação FinalComissão de Orçamento e Finanças

17/03/2022 10:20:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista  aprovou o Projeto de Lei Ordinária do Executivo Nº 030/2021 (https://sapl.vitoriadaconquista.ba.leg.br/materia/11298), que autoriza o município a contrair um empréstimo no valor de US$ 72 milhões (cerca de R$ 400 milhões) junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, atual denominação da CAF - Corporação Andina de Fomento, com a garantia da União.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), destaca a participação da Câmara na destinação dos recursos para o município. “A Câmara tem participação fundamental nessa questão do empréstimos para investimentos estruturantes em Vitória da Conquista”, disse. “Prontamente esta Casa se debruçou sobre o projeto, dada a responsabilidade para com os munícipes da nossa Jóia do Sertão Baiano”, afirmou.

Ainda segundo Dudé, o projeto contou também com os votos favoráveis da Bancada de Oposição, sendo aprovado por unanimidade. “Encaminhamos às Comissões de Finanças e Orçamento, e de Legislação, Justiça e Redação Final, que deram parecer favorável conjunto. Colocamos imediatamente para votação no plenário, sendo aprovado por unanimidade pelas duas bancadas”, relatou.

Valdemir Dias (PT), líder da Oposição na Câmara, disse que a sua bancada votou a favor do empréstimo de quase R$ 400 milhões para beneficiar a população, por meio de melhorias nos bairros. Lembrou que a Câmara toda está respaldando e autorizando a prefeitura a contrair o empréstimo.

O líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa Bibia (MDB), salientou  que a prefeitura precisava de muitos recursos para realizar obras estruturantes nos bairros e com o novo empréstimo isso será possível. "Serão ao todo 15 bairros contemplados com esse recurso”, afirmou.

De acordo com o projeto, todo o valor será aplicado na concretização de obras e serviços componentes do Projeto de Saneamento Integrado e Urbanização de Vitória da Conquista, ligados à área do desenvolvimento sustentável, do saneamento e da infraestrutura urbana.

O presidente da Câmara  disse que toda a cidade receberá investimentos. “O que nós estamos fazendo nesse momento aqui em Vitória da Conquista é apenas colocando a Câmara à disposição da sociedade. Ao todo, 15 bairros serão  beneficiados com esse investimento, bairros que há  50 anos esperava pela pavimentação. Nosso desejo é que não tenhamos sequer uma rua sem pavimentação asfáltica na cidade de Vitória da Conquista”, revelou.

R$ 100 milhões para a Zona Rural – Dudé  defende que o município busque mais R$ 100 milhões em financiamento de investimentos exclusivamente para a Zona Rural do município. “Eu sugeri à prefeita que mande para esta Casa um Projeto de Lei de investimento específico na Zona Rual, no valor de R$ 100 milhões. Daria para a gente fazer grandes investimentos em todas as regiões”, avalia o presidente. “Fiz um apelo à prefeita, sabendo da necessidade da Zona Rural, que clama por isso”, concluiu.

Março 2024