Durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Bruno Amaral, liderança dos moradores do bairro Jardim Guanabara, fez uso da Tribuna Livre para externar os anseios da população do bairro quanto à necessidade de pavimentação das ruas.
Bruno relatou que faltam seis ruas para serem asfaltadas no loteamento Jardim Guanabara e afirmou que “a falta de recurso não é a única explicação. Se tiver esforço, o recurso aparece, precisa de boa vontade”.
A liderança citou os dois programas de financiamento do Finisa, por meio dos quais o bairro não foi contemplado. “Lá temos a presença de empresas geradoras de emprego, como a Tia Sônia e tantas outras”, contou. Relatou o Plano Diretor Urbano, no qual o bairro entra como prioridade, mas na prática não existe. “Para os moradores é uma situação difícil, sempre estamos na lama ou na poeira”, disse, acrescentando que algumas dessas ruas ligam grandes avenidas. “Isso traz transtornos ao local, com o grande volume de carros passando por lá, são apenas seis ruas que ficaram de fora do ultimo investimento da cidade. Agora, temos o horizonte de um financiamento novo e não aceitamos que a gente fique de fora desse projeto”, afirmou. Ele pediu aos vereadores que não esqueçam essa demanda. "Os moradores vêm perdendo a esperança porque sempre ouvimos o mesmo discurso e nada é feito”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), explicou que o bairro está incluso no novo projeto de empréstimo que a prefeitura vai fazer e que, com toda responsabilidade, os 21 vereadores vêm trabalhando para que isso aconteça.
Valdemir Dias (PT), líder da Oposição na Câmara, afirmou que essa luta é justa. “Precisamos pavimentar esse bairro que está praticamente no Centro da cidade”, disse, salientando que a sua bancada votou a favor dos projetos Finisa 1 e 2, e “estamos agora votando a favor do empréstimo de quase R$ 400 milhões para beneficiar todas as ruas do Jardim Guanabara e tantos outros bairros”. Lembrou que a Câmara toda está respaldando e autorizando a prefeita Sheila Lemos para que isso aconteça.
O líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa Bibia (MDB), lembrou que há muito tempo vem debatendo a situação do bairro, mas para fazer a obra precisa de muito recurso porque o orçamento é alto e comemorou que agora, com o novo empréstimo, o bairro será contemplado com a pavimentação. “São projetos caros, mas agora vamos contemplar todo o bairro. Serão ao todo 15 bairros, entre eles, o Jardim Guanabara”, finalizou.
Após usar a tribuna, a liderança participou de uma reunião com o presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé, e com os vereadores Valdemir Dias e Edjaime Rosa Bibia, respectivamente, líderes da Situação e da Oposição, para mais esclarecimentos sobre o novo financiamento e sobre o empenho da Câmara para que o projeto fosse aprovado.