Imagem Xandó critica operação de retirada de famílias do Assentamento Terra Nobre

Xandó critica operação de retirada de famílias do Assentamento Terra Nobre

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

11/03/2022 10:35:00

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 11, o vereador Alexandre Xandó (PT) apresentou vídeo com relato de um dos moradores do Assentamento Terra Nobre, detalhando a operação que culminou na retirada das famílias que estavam ocupando a área, na última quarta-feira, 9. “Ele estava saindo para catar o material para reciclagem quando foi surpreendido pela polícia, às 5h”, afirmou o vereador.

Xandó ressaltou que, em reunião com a comunidade, o Governo Municipal já havia se comprometido em avisar com antecedência qualquer ação de reintegração de posse, mas não honrou com o compromisso. “As pessoas não foram avisadas daquela reintegração de posse e queria mesmo entender porque a prefeitura insiste em não querer negociar. Foi assim em 2017, foi assim no São João do ano passado e foi assim na última quarta-feira”, questionou.

Xandó ainda criticou o valor de R$ 150 destinado a essas pessoas para pagar o aluguel social. “Eu desafio qualquer um aqui a achar uma casa de R$ 150 para alugar. “Eu pergunto, qual é a política de habitação dessa cidade? Qual é o deficit habitacional de Vitória da Conquista? A prefeitura sabe derrubar casa de gente pobre, mas até agora não construiu nenhuma casa para atender as políticas públicas de habitação popular”, pontuou.