Imagem Em Sessão Solene, Câmara presta homenagem ao juiz Juvino Henrique Brito

Em Sessão Solene, Câmara presta homenagem ao juiz Juvino Henrique Brito

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão SoleneNotíciaLuis Carlos DudéFernando JacaréHermínio OliveiraChico EstrellaDr Andreson RibeiroNelson de Vivi Orlando FilhoRicardo Babão Delegado Marcus Vinicius

17/02/2022 22:13:00


Foi realizada na noite desta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma Sessão Solene em homenagem ao juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Dr. Juvino Henrique Souza Brito. A sessão foi proposta pela Mesa Diretora, em reconhecimento ao trabalho prestado pelo juiz ao longo da sua carreira como magistrado e contou com a presença de magistrados, promotores, representantes de diversos órgãos, amigos e familiares do magistrado.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), abriu a sessão lembrando a importância de Dr. Juvino para toda a sociedade conquistense: “Só temos a agradecer. Gratidão por tudo que o senhor fez pelos munícipes dessa cidade. Que Deus possa sempre te abençoar”. Relembrou fatos marcantes envolvendo crianças carentes e destacou todos os avanços desde a década de 90, na cidade de Vitória da Conquista. “Tivemos sorte com o compromisso de gestores de nossa cidade com a criança e adolescente”.

Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, afirmou que Dr. Juvino tem duas características fundamentais para a excelência do trabalho, que é retidão de caráter e força de trabalho. Enalteceu o trabalho de Dr. Juvino pelos relevantes serviços prestados a crianças e adolescentes do município durante o período em que esteve à frente da Vara da Infância e Juventude:  “Vitória da Conquista se tornou uma das maiores referências no Complexo de Escuta Protegida do Brasil e o senhor tem papel fundamental nisto”, disse.

A ex-vice-prefeita Irma Lemos ressaltou a sensibilidade e o carinho do juiz pelas crianças. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo juiz, o qual avalia como fundamental para a proteção de crianças e adolescentes e lamentou a aposentadoria. “Que pena que o senhor está se aposentando, Dr. Juvino”, disse.

Representando o Ministério Público Estadual, o promotor da Infância e Juventude, Marcos Coelho, agradeceu à prefeita Sheila Lemos (DEM) e à Casa pela homenagem feita ao Dr. Juvino Brito. Em suas palavras, disse que essa noite é muito especial para todas as pessoas que trabalham com a infância e juventude, visto que o homenageado é muito dedicado, honrado e humilde. “Quando você vê um homem igual ao Dr. Jilvino e de onde ele saiu, dos valores que tinha, é que você vai conhecendo a pessoa e sua história”, relatou. O promotor ainda relatou várias situações com o juiz e disse que Dr. Juvino é muito humano, mas também é firme no exercício do Juizado. “Foi uma honra trabalhar com ele por dez anos”, concluiu.

Dr. João Batista Pereira Pinto, representando o Judiciário, se disse honrado de poder participar de “uma homenagem tão importante a esse colega que tanto fez pela nossa cidade”, e afirmou que  “todo seu trabalho resultou em gratidão. Seu legado está aqui demonstrado”. Finalizou lembrando que Dr. Juvino sempre se dedicou a ajudar quem sempre precisou, “é uma causa que precisa ser abraçada”.

O coordenador Regional da Defensoria Pública Estadual, José Raimundo Passos, ressaltou as justas homenagens ao magistrado Dr. Juvino Henrique Souza Brito frente ao trabalho que exerceu na Vara da Infância e Juventude em Vitória da Conquista. “Dr. Juvino procurou ao longo dos anos mostrar o compromisso que a administração pública precisa ter com o trabalho com crianças e adolescentes”, disse. O coordenador ressaltou o sentimento de gratidão aos serviços prestados pelo juiz em nome de todos os que fazem parte da Defensoria Pública Estadual. “Instituição essa que o senhor abraçou”, disse.

Lêda Freitas, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica, relembrou histórias do juiz em audiências e do seu comportamento simples e acolhedor com as crianças envolvidas nos casos julgados. “Isso vai deixar saudade”, salientou. Ela ressaltou que o Condica sempre teve acesso direto e livre ao juiz: “nós só temos que agradecer por esse juiz”. A conselheira relembrou a inauguração do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2015, e reconheceu a contribuição de Dr. Juvino e desse espaço para que Vitória da Conquista se tornasse referência na defesa da criança e do adolescente. Lêda ainda frisou que o juiz deixa como legado a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), equipamento que está prestes a ser inaugurado.

Durante a sessão solene, Poliane Santana, representando os três Conselhos Tutelares de Vitória da Conquista, prestou uma homenagem a Dr. Juvino, compartilhando um texto feito pelos conselheiros tutelares. Nessa narrativa, foram relatadas diversas qualidades do juiz enquanto pessoa e na carreira do magistrado.

O representante da Associação de Magistrados da Bahia (AMAB), Dr. Leonardo Maciel, lembrou de quando começou no trabalho da magistratura, em Vitória da Conquista, e como foi acolhido por Dr. Juvino. Relatou momentos em que trabalharam juntos e disse que muito aprendeu com ele: “Dr. Juvino foi importante para a minha formação como juiz e fez a diferença na Vara da Infância e Adolescência de Vitória da Conquista”.

O vereador Chico Estrella (PTC) fez o pronunciamento em seu nome e dos demais colegas. “Que bom que a cidade de Ibiassucê nos presenteou com o senhor”, disse ele, em homenagem a Dr. Juvino Henrique. Ele destacou os relevantes serviços prestados pelo magistrado em Vitória da Conquista e ressaltou que um homem vale pela história que constrói ao longo da vida. “Enquanto representante da prefeita Sheila Lemos na Câmara Municipal, e em nome dos meus colegas do legislativo, eu digo: Muito obrigado, Dr. Juvino, por ter escolhido Vitória da Conquista”, finalizou.

A prefeita Sheila Lemos (DEM) ressaltou o testemunho que os componentes da mesa deram sobre o caráter e a trajetória de Dr. Juvino. Ela frisou a origem do juiz, de infância humilde, cujos valores ecoaram em sua atuação. A prefeita avalia que Dr. Juvino é um exemplo de magistrado, cuja trajetória deve ser seguida por novos juízes. A prefeita relembrou que ao assumir o cargo, uma das primeiras visitas que recebeu foi a do juiz, para “puxar a orelha”, pedindo que a gestora priorizasse o atendimento aos direitos das crianças. Sheila falou ainda da alegria de entregar o Complexo de Escuta Protegida e agradeceu ao juiz pelo seu trabalho por Vitória da Conquista.

O homenageado da noite, Dr. Juvino Henrique Brito, fez um agradecimento à Câmara e à prefeitura pela homenagem prestada nesta noite. Emocionado, o juiz fez um passeio na memória ao relembrar a sua trajetória na vida pessoal e profissional. Enquanto discursava, o magistrado comentou: “Eu não tenho tanto merecimento, foi a vontade de socorrer aos necessitados”, disse. Dr. Juvino ainda falou sobre sua relação com as entidades com as quais trabalhou e o seu esforço como juiz, porque, segundo o próprio, estava trabalhando por uma boa causa. Ao concluir, agradeceu mais uma vez pela homenagem recebida.


 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31