Imagem Em reunião na Embasa, Comissão de Agricultura busca melhorias para a Zona Rural

Em reunião na Embasa, Comissão de Agricultura busca melhorias para a Zona Rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaComissão de Agricultura

10/02/2022 14:30:00


Na tarde desta quarta-feira, 09, a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Adinilson Pereira (MDB), Edjaime Rosa - Bibia (MDB) e Luciano Gomes (PCdoB), se reuniu com o gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Manoel Marques. 

Durante o encontro, que aconteceu na sede da Embasa, os parlamentares pautaram diversas demandas dos moradores da Zona Rural e de alguns bairros da cidade, como a necessidade de água potável encanada e reparos na rede de esgoto. 

Na reunião, o vereador Luciano Gomes disse que o território rural de Vitória da Conquista é muito extenso e que a prefeitura ou a Cerb não são capazes de solucionar todas as demandas relacionadas a água no município. Segundo ele, a Comissão de Agricultura sabe do contrato assinado entre a prefeitura e a Embasa, quando foi criado o Fundo de Saneamento. Dessa maneira, existe a possibilidade de atender mais distritos. 

“Nós viemos aqui para cobrar da Embasa o atendimento aos distritos que ainda não têm água tratada, e melhoria do sistema nos distritos que já têm água encanada”, relatou Luciano. Ele ainda afirmou que a Comissão de Agricultura tem se preocupado com a questão do abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Vitória da Conquista.

O presidente da comissão, Adinilson Pereira, pautou a questão da água potável no município, principalmente nas localidades de Inhobim, Abelhas, Lagoa dos Patos, no Distrito de José Gonçalves, Chácaras Primavera, Shallon, Fazenda Santa Rita, Lagoa das Flores, entre outras regiões. “Nós estamos preocupados, junto com Seu Manoel Marques, em levar água potável para toda a comunidade de Vitória da Conquista”, afirmou.

Pereira também falou sobre o cadastramento que deseja fazer dos moradores da Lagoa dos Patos, em José Gonçalves, para encaminhar à Embasa, assim como o cadastramento de 94 moradores do Loteamento Primavera e 12 famílias da Fazenda Santa Rita. Ainda cobrou melhorias e investimentos na Lagoa das Flores, que, segundo ele, “é um bairro que sempre fica de fora dos projetos da Embasa”.     

Na reunião, o relator Edjaime Rosa Bibia disse que o objetivo da comissão é  “defender as demandas da Zona Rural, principalmente das famílias que sobrevivem com água de caminhão-pipa. Queremos diminuir essa demanda através de ligações de água nesses povoados”, disse.  

O relator ainda afirmou que há muito tempo a Comissão de Agricultura está cobrando essas melhorias da Embasa. Ao falar sobre a necessidade de água encanada, Bibia disse que na Lagoa de Maria Clemencia existem três comunidades que devido à proximidade, seria mais fácil de fazer projetos e levar obras. Ele também cobrou do gerente regional, o desentupimento da rede de esgoto nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Alto do Guarani, porque, segundo ele, os dejetos descem para as outras localidades da cidade. Bibia afirma que é preciso fazer uma vistoria nas ruas Santa Ana, Nilton Gonçalves e Santa Mônica. 

De acordo com o gerente Manoel Marques, dos 11 distritos de Vitória da Conquista, a Embasa já está fazendo o reforço de água em oito distritos, inclusive está sendo feito um investimento alto na região de José Gonçalves, para a construção de uma adutora nessa localidade ainda este ano. Os três distritos que ainda não foram contemplados são Inhobim, Cabeceira do Jiboia e Cercadinho, mas “os três, este ano, vamos iniciar os projetos”, afirma. 

O gerente também disse que a empresa está recebendo muitas demandas, e que, no momento, 160 projetos estão sendo analisados. “A Embasa está tentando dar uma resposta célere as demandas recebidas, tanto dos vereadores, como da população. Eu tenho feito reuniões frequentes com os líderes de comunidade para poder ouvir o que o pessoal tem a dizer”. 

Outro ponto esclarecido por Marques foi sobre a entrega da nova barragem do município, que deve acontecer até o final do ano. Segundo ele, essa barragem dará uma segurança a Vitória da Conquista com relação ao abastecimento de água, porque a capacidade hídrica será ampliada em quatro vezes.


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31