Imagem Comissão de Agricultura apresenta demandas da Zona Rural à prefeita Sheila Lemos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaComissão de Agricultura

03/02/2022 10:39:00

A Comissão de Agricultura da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Adinilson Pereira (MDB) e composta pelo relator Edjaime Rosa Bibia (MDB), e pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB), se reuniu na tarde desta quarta-feira (02), com a prefeita Sheila Lemos para pensar soluções conjuntas que tragam melhorias para a Zona Rural de Vitória da Conquista.

Na reunião, que contou também com a presença de representantes das subprefeituras da Zona Rural, ficaram acertados a realização de melhorias nas estradas, a retomada do acesso aos povoados isolados, o retorno das aulas na Zona Rural, além do quantitativo de máquinas e planejamento de ações voltadas à agricultura familiar.

O vereador Luciano Gomes destacou o trabalho feito pela prefeitura nas regiões mais atingidas pelas chuvas e salientou a importância da organização no executivo para o cumprimento das demandas da população. “Eu sei o quanto é trabalhoso construir uma estrada de boa qualidade. E o clamor do povo da Zona Rural é exatamente este: melhoria das estradas e a questão da água. O que pretendemos agora é fazer um relatório para elencar as prioridades e pensar em ações também para a agricultura familiar e para a abertura de novos poços”, afirmou.

A união da Câmara com a prefeitura para a recuperação das estradas vicinais foi destacada pelo vereador Bibia. “Hoje, cerca de 70% das estradas vicinais estão prontas. Tivemos uma forte crise nos últimos meses e infelizmente muitos locais foram atingidos, mas graças à união do Governo Municipal e da Câmara, a situação tem sido controlada”, destacou.

O presidente da comissão, vereador Adinilson Pereira avaliou a reunião como positiva e afirmou que o momento é propício para pensar em novas perspectivas para a Zona Rural de Vitória da Conquista. “Foi um ano muito difícil com as fortes chuvas que causaram problemas grandes em toda a Zona Rural, mas percebemos que todo o secretariado e os coordenadores das subprefeituras estão fazendo um grande trabalho, por isso, queremos estar juntos, trabalhando com a nossa comissão, com a prefeitura e toda a coordenação da Zona Rural”, disse.

Além da Comissão de Agricultura, a reunião contou também com a participação do secretário de Agricultura, Luís Paulo, do coordenador da subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda, do coordenador da subprefeitura de Bate-Pé, Edilson Gusmão, do responsável pela subprefeitura de José Gonçalves, Deocleciano Filho; do assessor especial, Marcelo Melo, e do chefe de Gabinete, Lucas Dias.

Ações - Antes da reunião com a prefeita, os membros da Comissão de Agricultura se reuniram na manhã de quarta-feira, 02, para a elaboração da pauta de ações deste ano, entre elas, visitas às comunidades rurais atingidas pelas chuvas, a realização de audiência pública para debater ações para a agricultura familiar, identificação de áreas de produtivas para implantar o Projeto Produzir, visita à Fazenda Experimental Pedra Mole, entre outras. A expectativa é de que as visitas comecem já na próxima semana.

Março 2024