Imagem Arcebispo de Vitória da Conquista recebe pálio em missa na Catedral Metropolitana

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuis Carlos Dudé

08/11/2021 13:16:00

O presidente da Câmara Municipal de Vitoria da Conquista, Luís Carlos Dudé (MDB), participou na tarde deste domingo (7) da solenidade de entrega do Pálio Arquiepiscopal ao Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes. A vestimenta, que simboliza a unidade com o Papa, foi entregue pelo Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias.

“É um momento importante para Igreja Católica. O Núncio Apostólico Dom Giambattista esteve em Salvador entregando o Pálio ao Cardeal Dom Sérgio da Rocha e agora em Vitória da Conquista, entregando esse símbolo ao nosso arcebispo metropolitano. E pra gente da Camara Municipal é um orgulho ainda maior porque estamos concedendo a Dom Josafá o Título de Cidadão Conquistense, que será entregue a ele no próximo dia 14 de dezembro”, comemorou Dudé.

Com a presença de fiéis, diáconos, padres, bispos da Arquidiocese e convidados, o pálio foi colocado, por volta das 19h30, sob os ombros do arcebispo metropolitano, Dom Josafá. Antes da entrega, Dom Giambattista falou sobre a importância do manto sagrado.

“O pálio torna-se o símbolo da vocação, do chamado de Cristo, bom pastor, e do seu amor do arcebispo junto com Ele. Também significa comunhão com Pedro, o Papa Francisco, significa ser pastor pela unidade e na unidade. Ninguém é pastor sozinho”, proferiu o Núncio Apostólico.

Além do Papa, a vestimenta litúrgica é utilizada apenas pelos arcebispos metropolitanos, que só podem usá-la na própria arquidiocese e nas dioceses que compõem a província eclesiástica.

“Prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja católica, pelas minhas palavras ditas e meu procedimento, e manifestarei comunhão com o Santo Padre e com o colégio dos bispos, guardarei o depósito da fé, e com fidelidade transmitirei”, agradeceu o Arcebispo Metropolitano Dom Josafá Menezes, que foi aplaudido por todos os presentes.

A imposição da vestimenta só ocorre após a transferência de um arcebispo para outra arquidiocese. Nomeado em dezembro de 2019, com a saída de Dom Luís Gonzaga Pepeu, também presente na cerimônia, o arcebispo teve a bênção do seu pálio realizada no dia 29 de junho de 2020 pelo Papa Francisco. No entanto, por causa da pandemia, a Nunciatura Apostólica no Brasil adiou a entrega do pálio a todos os novos arcebispos.

Após a entrega, a missa seguiu normalmente, com a leitura do evangelho e o ritual da comunhão.

Na primeira cadeira em frente ao altar estavam presentes autoridades civis. Além do presidente da Câmara Municipal, prestigiaram a solenidade a prefeita Sheila Lemos (DEM), o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) e Coronel Berlink, representando o comandante do CPR Sudoeste, Coronel Ivanildo Silva.

“É muito importante para toda a comunidade católica saber que o nosso querido arcebispo Dom Josafá está recebendo essa homenagem no dia de hoje. O Pálio é a ponte que liga o Santo Papa ao nosso querido Dom Josafá. Nós celebramos porque é uma alegria imensa para todos nós”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.