Imagem Câmara celebra 53 anos do MFC em Vitória da Conquista

Câmara celebra 53 anos do MFC em Vitória da Conquista

Câmara de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir DiasChico Estrella

28/10/2021 21:55:00


Na noite desta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) se reuniu em uma audiência pública em homenagem aos 53 anos de presença do Movimento Familiar Cristão (MFC), em Vitória da Conquista. A realização da audiência é fruto da iniciativa do mandato do vereador Valdemir Dias (PT).

De origem genuinamente latino-americana, o MFC nasceu no Uruguai, na década de 50, e hoje é uma sociedade civil, com personalidade jurídica, estatuto e regimento próprios, constituída por cristãos leigos, cujos objetivos são evangelizar, humanizar e despertar a consciência crítica para a prática da fé adulta. Por ser essencialmente ecumênico, caminha em estreita comunhão com as Igrejas, não fazendo qualquer tipo de discriminação, e exerce o espírito democrático, valorizando, sem distinção todos os seus membros, através de suas bases. 

Proponente da audiência e membro do MFC, o vereador Valdemir Dias falou da força que o Movimento tem e da pujança do movimento em Vitória da Conquista, que hoje tem membros que cresceram acompanhando seus pais nos encontros e reuniões. Ele falou da felicidade em estar reunido presencialmente com seus irmãos membros do movimento. “O quanto a gente sofre por estar distante das pessoas que a gente ama”, disse ele. “Eu fico muito honrado de estar nessa noite, presencialmente, com saúde”, complementou o parlamentar.

MFC exerce uma missão - O diretor espiritual do MFC, Padre Edilberto, apontou que o movimento vivencia a missão de evangelizar as famílias. “Missão significa evangelizar. E evangelizar significa levar a boa nova de que em Jesus Cristo nós somos irmãos. Unidos, realizamos o reino que é o projeto de Jesus”, explicou o padre. “Deus tem chamado a família a caminhar nos caminhos que conduzem à presença de Deus. Esse movimento faz crescer a presença da igreja na família”, disse Edilberto.

O tempo de mudança chegou, mas o movimento mantém a identidade - Com grande alegria, o coordenador de cidade, Auristenisson Sirino, ressaltou a importância do MFC para cuidar e restaurar as famílias, não só do município baiano, como do Brasil. Segundo ele, muitos desafios foram impostos nesses anos, mas o trabalho incansável gera resultados, pois: “acreditamos que a família é um projeto sagrado de Deus aqui na terra”, afirma. Sirino ainda disse que os coordenadores trabalham para que as famílias se sintam próximas de Deus, com fraternidade, amor e carinho. Ao finalizar seu discurso, declarou que “o tempo de mudança chegou, mas preservamos a nossa identidade, carinho e missão”. 

Defesa da Família – Coordenadora do MFC em Conquista, Zinete Sirino, falou da alegria de poder reencontrar presencialmente os irmão MFCistas. Ela apontou que o MFC é um movimento de defesa da família. “Aquele que acolhe a todos, que trabalha, que ama, que protege as nossas famílias com muita humildade, muita sabedoria. Estamos celebrando 53 anos de vivência, trabalho, unidade. Isso é grandioso. Estamos aqui porque Deus permitiu isso”, disse ela. 

Ela destacou que o sonho é de fazer do mundo um lugar melhor. “A gente sonha com um mundo melhor. Não podemos desacreditar. Enquanto a gente trabalha por nossas famílias, por esse projeto de Deus, Deus também cuida dos nossos, da nossa casa. Nós temos que ser comprometidos com as mudanças desse mundo, nós podemos fazer a diferença com nosso compromisso de amor”, finalizou ela.

Cultivo e frutos - Durante a audiência, a coordenadora estadual, Valdirene Oliveira, apontou que para o MFC Bahia é uma alegria ver o MFC Vitória da Conquista celebrar os seus 53 anos. “Que essa semente lançada há 53 anos possa dar frutas de partilha, fé e amor”, disse Oliveira. Membro do movimento há 25 anos, a coordenadora falou sobre “o cultivar o amor e a presença de Deus”, os desafios enfrentados no dia a dia e o valor do ser. Para ela, por acreditar no projeto de Deus e das famílias, os presentes na audiência estavam em festa.

MFC tem carisma e objetivos fortes – O coordenador nacional do MFC, Rubens Carvalho, destacou a força que o MFC demonstra ter superando as dificuldades que apareceram desde que nasceu. “O movimento resiste há tanto tempo alimentando o seu carisma, os seus objetivos e a sua função de existir”, disse. Ele apontou que o Movimento em Conquista tem força por sua atuação junto às famílias. “O MFC de Vitória da Conquista traz em si questões muito fortes e por isso contagia de uma forma prazerosa o tecido social família”, avaliou.

O MFC presta um belo serviço à sociedade conquistense - O vereador Chico Estrella (PTC) falou sobre a sua satisfação em fazer parte da audiência em comemoração aos 53 anos do movimento. O parlamentar também parabenizou a iniciativa e compromisso do edil Valdemir Dias (PT), além de expressar o seu respeito pelo padre Gilberto. Segundo Estrella, o MFC presta um belo serviço para a sociedade conquistense e falou sobre o orgulho de fazer parte dessa festa, enquanto representante dos cidadãos de Conquista. Ainda pautou a importância da família na sua criação e formação.






  Live Offline
Rádio Web Câmara
Facebook
Calendário

Novembro 2021
15

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30