Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias
21/10/2021 21:48:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta quarta-feira (21) uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal das Filhas de Jó. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 1.934/2013 e é festejada todo dia 20 de outubro. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Valdemir Dias (PT) e contou com a participação de representantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, representantes da Ordem Demolay e autoridades maçônicas.
O vereador Valdemir explanou sobre a origem e valores da Ordem, ressaltando que “as Filhas de Jó compõem uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos, visando o aperfeiçoamento do caráter”, explicou. O vereador parabenizou os homenageados e colocou o mandato à disposição da Ordem. “Contem sempre comigo, estou a serviço de vocês”, afirmou.
A honorável Rainha Mariana Moreira fez a abertura dos trabalhos ritualísticos, incluindo a orientação geral da Rainha do Bethel; entrada do Pavilhão Nacional e execução do Hino Nacional; entrada da Bandeira do Bethel e execução do Hino à Bandeira do Bethel. Após a apresentação da Cerimônia Ritualística, Mariana fez os agradecimentos em nome da Ordem. “Estou muito feliz, depois de quase dois anos sem audiência pública devido à Covid-19, retornar com muita felicidade e gratidão”, afirmou.
Lorena Fernandes Soares, guardiã do Bethel Conquistense da Ordem Internacional das Filhas de Jó nº 002, agradeceu à Câmara pela realização da audiência e lembrou que outras datas relacionadas à Maçonaria são celebradas na Casa. Lorena afirmou que Maçonaria investe na formação de seus jovens, como a Ordem das Filhas de Jó. Ela explicou que é uma forma deles conhecerem a Maçonaria. A guardiã frisou sobre a importância de se trabalhar com os jovens e agradeceu a oportunidade.
Yasmin Miranda, guardiã do Bethel Conquistense, parafraseou uma canção de Emicida com Gilberto Gil ao dizer que “viver é partir, voltar e repartir”, ressaltando o apoio recebido por membros da Maçonaria em cargos de gestão. “Estar no comitê de gestão e ver o desenvolvimento de vocês é fantástico. É muito gratificante ver essas meninas brilhando no texto e nas artes gráficas. Eu fico bastante honrada em ser homenageada, mas estou fazendo o meu serviço e retribuindo o que eu aprendi na Ordem”, declarou.
Sérgio Henrique Príncipe (Tio Shel) foi um dos homenageados nesta audiência. A honraria foi justificada pelo trabalho que desenvolve como coach, ajudando as Filhas de Jó a se conhecerem melhor. Sérgio Henrique não esteve presente, mas gravou um vídeo agradecendo a homenagem. “Sempre estarei a serviço de vocês, como Demolay, como primo e acima de tudo, como irmão”, afirmou.
Ana Gabriele Teixeira Guimarães, que também é guardiã do Bethel Conquistense, destacou o trabalho desenvolvido pelos homenageados dessa audiência. “Estou honrada com as homenagens que foram prestadas à Tia Lorena e à Tia Yasmin, porque elas foram minhas companheiras enquanto Filhas de Jó ativas. Hoje a gente trabalha pela Ordem, não mais pelo Bethel”, explicou.
A miss Filha de Jó Bahia 2021-2022 e miss Filha de Jó Nordeste 2021-2024, Alícia Mosquera Rodrigues, também esteve presente neste encontro. Ela destacou o empenho dos maçons para garantir a existência das Filhas de Jó. “Se não fossem eles, nada disso seria possível. É por isso que eu agradeço e parabenizo a todos os tios. É um privilégio e uma alegria saber que vocês nos apoiam”, afirmou.
Walquíria Ferreira, grande guardiã deputada para o Distrito 2 do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia, falou dos ideais que nortearam a criação da Ordem. Walquíria celebrou ainda a data municipal e frisou que é um importante espaço para falar sobre as Filhas de Jó e o principal valor trabalhado em suas atividades. Ela destacou também os 27 anos do Bethel conquistense. “Parabenizo o Bethel conquistense porque é um incentivo para todos os Betheis do nosso distrito e a todos Filhas de Jó da jurisdição baiana”, pontuou.
Carlos Soares de Souza, grande guardião do estado da Bahia, cumprimentou os presentes, os maçons, as filhas de Jó ativas e de maior idade. Ele exaltou a formação que é oferecida às jovens dentro da Ordem e agradeceu a oportunidade de estar presente. “Vocês estão de parabéns com a condução dos trabalhos, não só nessa oportunidade, como a repercussão das atividades no nível do Bethel na Bahia. Vocês realmente sabem conduzir o processo de magnificação dessas meninas” declarou.
Durante a audiência, a contadora Letícia Praxedes apresentou uma palestra sobre a importância da organização financeira para a independência das mulheres. “A gente tem a plena capacidade de gerir o nosso dinheiro”, afirmou. Ela criticou o padrão de consumo e a percepção de felicidade associada aos interesses mercadológicos. Encerrou a participação dando dicas de como controlar os gastos financeiros e como traçar planos e poupar para o futuro.