Imagem Tribuna Livre: moradores do Distrito do Iguá apresentam demandas em sessão itinerante

Tribuna Livre: moradores do Distrito do Iguá apresentam demandas em sessão itinerante

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresTribuna LivreSessão ItineranteNotícia

06/10/2021 21:04:00


Na Sessão Itinerante realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), no Distrito do Iguá, na noite dessa quarta-feira, 06, moradores da localidade apresentaram demandas de diversas áreas. A sessão aconteceu no Centro Municipal de Educação Erathósthenes Menezes e marcou o retorno da Câmara à Zona Rural. As sessões itinerantes estavam suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. 

A senhora Vanúsia Ribeiro Soares comemorou a chegada do asfalto. “Esse asfalto tem um pai e o pai é o nosso querido vereador Luciano Gomes”, celebrou a moradora. Ela cobrou ainda outras demandas do Distrito de Iguá, a exemplo de pavimentação de outras vias e ressaltou a necessidade de expandir o cemitério da localidade. Ela encerrou a participação na Tribuna Livre tratando da oferta de energia na localidade, afirmando ser insuficiente para atender as demandas das casas. “A gente tem que escolher o eletrodoméstico que vai usar para não cair a energia”, lamentou.

Moradora de Iguá, a professora Maria José da Silva Amaral lembrou que trabalhou por mais de 25 anos na Escola Municipal Erathósthenes Menezes, e que mora no distrito desde que nasceu. Ela aproveitou para listar demandas da localidade: posto policial; manutenção da praça; limpeza e manutenção da lagoa e do açude cearense; limpeza, reforma e ampliação do cemitério; manutenção da Rua Gerônimo Amaral, Rua do Açude e da Rua de acesso ao Tesoureiro; disponibilização de transporte coletivo, já que o distrito está próximo ao Aeroporto Glauber Rocha. 

Derinaldo Brito falou da estiagem que atinge o município. Ele pediu que máquinas da Prefeitura Municipal façam a limpeza de pequenos tanques utilizados para armazenar água e explicou que essa ação era realizada em gestões passadas. Derinaldo afirmou que o “pai do asfalto” da estrada do Iguá é o vereador Luciano Gomes (PCdoB). Segundo a liderança, ele e Luciano estiveram diversas vezes em Salvador em órgãos do Estado e também com o senador Otto Alencar (PSD) para cobrar o asfalto, demanda antiga do distrito. “Foi tão falada por tantos anos que ninguém acreditava mais”, destacou. Ele ainda agradeceu a Rui Costa (PT), o qual avalia como o melhor governador do Brasil. 

Rose Almeida, diretora da Escola Municipal Erathósthenes Menezes,  aconteceu cobrou melhorias na educação infantil, além da reposição de lâmpadas e a cobertura do espaço interno do centro educacional. Outra necessidade colocada em pauta é a ampliação da altura do muro da escola, visando a segurança dos estudantes e professores. De acordo com a diretora, os pisos das salas de aula carecem de uma atenção especial. Cobrou também uma máquina para melhorar a qualidade das estradas da comunidade. A diretora também reivindicou a ampliação da cozinha e do depósito de alimentos da escola, a construção de um refeitório para atender todos os alunos nos três turnos de funcionamento e uma sala de informática para os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A educação é um direito de todos e a qualidade vem na frente disso”, disse.

Já Nelson Silva comemorou a pavimentação da estrada do Iguá. Ele destacou a luta da população para que essa obra fosse realizada. “Várias vezes estivemos com o deputado Zé Raimundo pedindo ajuda a ele, pois não aguentávamos mais a poeira quando saíamos do Iguá para ir a Conquista”, lembrou o morador. Ele comemorou também a pavimentação de algumas vias do Distrito, mas ressaltou a necessidade de garantir o saneamento antes da pavimentação. “Não adianta pavimentar e deixar correndo aí essa água podre”, pontuou. Nelson pediu a extensão do asfalto até o Povoado de Campo Formoso e reivindicou melhorias no abastecimento de água nas localidades que cercam o Distrito do Iguá.

Morador do povoado de Rancho Alegre, Wesley Brito apresentou reivindicações do povoado. “Em nome da comunidade de Rancho Alegre, eu faço as seguintes solicitações”, disse ele antes de elencar cada uma: conclusão do sistema simplificado de água; revitalização da Lagoa Formosa; iluminação público em Lagoa Formosa I; construção da Unidade de Saúde de Rancho Alegre.

Mônica Pinheiro pediu a ampliação da creche da localidade, porque o atual prédio já não atende mais a demanda. Ela também cobrou uma posição da Secretaria Municipal de Educação sobre o transporte escolar para os estudantes que residem no Iguá, mas estudam na sede, e que retornarão às aulas presenciais. Mônica ainda falou da necessidade de construir uma praça onde funciona um campo de futebol. Ela explicou que o vereador Chico Estrella (PTC) apresentou uma indicação solicitando o atendimento dessa demanda. Outra demanda é por serviços odontológicos, pois, segundo ela, faltam materiais no posto para esse fim. Ela ainda pediu a instalação de uma extensão da rede de energia na rua A, encascalhamento e patrolamento de ruas do distrito que ainda não foram asfaltadas. Mônica também cobrou ações de educação para a prevenção e o combate a problemas como o abuso sexual de crianças e adolescentes. 

Confira os pronunciamentos:

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31