Imagem Orlando Filho denuncia falta de atendimento oncológico a paciente

Orlando Filho denuncia falta de atendimento oncológico a paciente

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPRTBOrlando Filho

24/09/2021 11:35:00

Em pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal, o vereador Orlando Filho (PRTB) destacou a posição de Vitória da Conquista como a terceira maior cidade da Bahia, sendo uma das cidades que mais se desenvolve no Nordeste e no Brasil, sobretudo pelas suas ampliações nas áreas de saúde e de educação. Orlando afirmou que não é possível se isentar daquilo que é necessário para tornar Vitória da Conquista uma cidade inteligente.

Mobilidade Urbana - Filho destacou também a Audiência Pública que aconteceu na última quinta-feira (23) e que tratou do trânsito e mobilidade urbana no município, afirmando acreditar que uma cidade que queira continuar em pleno desenvolvimento deve estar atenta a essa questão. “É preciso militarmos por mais ciclovias e para isso nós estamos apresentando na Casa, hoje, uma indicação para implantação de bicicletários nas alamedas do centro comercial e no bairro Brasil”, afirmou Orlando.

Segundo o vereador, o objetivo é incentivar os moradores e cidadãos a utilizarem mais a bicicleta como meio de transporte ou prática esportiva. Filho também mencionou que o aumento das ciclovias na cidade se refere à coerência com a constituição do corredor perimetral, que vai passar também pelos bairros Vila América, Morada dos Pássaros até a Avenida Integração.

Saúde – Orlando Filho também relatou a visita que recebeu, em seu gabinete, dos familiares de um morador do bairro Alto Maron, que está há cinco anos com um câncer diagnosticado e sem tratamento. “Estou estarrecido com isso, tanto que quando ele foi atendido no Hospital de Base, pela primeira vez, recebeu notícias de um médico de que ele teria somente dois meses de vida e já se passaram cinco anos”, denunciou o vereador.

Orlando também afirmou que nesses cinco anos, este cidadão está sem tratamento, sem biópsia e sem tratamento digno que toda pessoa merece ter, como um direito garantido pela Constituição Federal.

Filho relatou que, baseado nisso, está apresentando na Casa uma indicação para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e para a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, a implantação de um núcleo de atendimento e atenção especializada para pacientes oncológicos, equipada com uma equipe multidisciplinar. “Boa parte daqueles que estão morrendo e estão tendo doenças agravadas é também pela falta de acompanhamento psicossocial”, disse Orlando. “O emocional garante muito a viabilidade da cura dos pacientes oncológicos”, completou o vereador.