Imagem Com direito a momento musical e homenagens, Dia do Administrador é celebrado na Câmara

Com direito a momento musical e homenagens, Dia do Administrador é celebrado na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir DiasFernando Jacaré

15/09/2021 22:48:00


Na noite dessa quarta-feira, 15, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio dos mandatos dos vereadores Fernando Jacaré (PT) e Valdemir Dias (PT), promoveu uma audiência pública para comemorar o Dia do Administrador, profissional responsável por gerenciar uma organização e que pode atuar em diferentes áreas, criando meios para que uma empresa ou instituição atinja os objetivos propostos. A data, instituída pela Resolução CFA Nº 65/68, é celebrada no dia 09 de setembro de cada ano. 

A audiência aconteceu no Plenário Carmen Lúcia, com todos os critérios de segurança contra a Covid-19, a exemplo de distanciamento social e redução do público. O evento foi transmitido pelo facebook, YouTube e Rádio Web Câmara.

Após um momento musical com o cantor Maurício Sena, o vereador Fernando Jacaré (PT), proponente do debate, deu início ao evento destacando a importância do profissional de administração para o sucesso da empresa, e lembrou que esse foi um dos primeiros cursos da Uesb, já com 40 anos de existência. “Não consigo imaginar uma empresa sem um administrador competente, um profissional que possa direcionar as ações, a tomada de decisões. Só quem tem uma empresa sabe da importância do administrador, talvez por isso seja um dos cursos de nível superior mais antigos da nossa cidade”, disse. 

Administrador por vocação e formação, o vereador Valdemir Dias (PT), coautor da audiência, iniciou sua fala cumprimentando o público e falou da sua alegria em celebrar o Dia do Administrador, com a presença de empresários, professores, alunos, empreendedores e demais pessoas ligadas ao seguimento administrativo. Lembrou que em 2019 não foi possível promover a audiência por conta da pandemia, mas ressaltou a importância da comemoração este ano, quando o Curso de Administração da Uesb completa 40 anos. “Foi o primeiro curso de Administração da cidade e um dos primeiros da Uesb, começou como Escola de Administração e chegou ao que é hoje. Temos um curso maravilhoso em uma universidade pública de qualidade, que faz um trabalho excelente e todo ano coloca dezenas de profissionais gabaritados para atender aos mercados regional, estadual, nacional e mundial para atuar nas organizações”, afirmou. 

O presidente do Conselho Regional de Administração, Ricardo Marques, agradeceu à Câmara pelo empenho na realização da audiência. Lembrou da importância do tema, que considera relevante para a sociedade. “Neste ano, o primeiro curso de Administração de Vitória da Conquista, o da Uesb, chega a 40 anos. Se a gente for observar a nossa cidade 40 anos atrás e hoje, do ponto de vista da gestão, do planejamento e da administração das organizações, a gente percebe o papel importante que tivemos no desenvolvimento da nossa cidade”, disse. Também destacou a importância das demais faculdades, do CRA, e das empresas do município para o segmento administrativo, Concluiu parabenizando a todos os colegas pelo Dia do Administrador. 

Professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o administrador Marcelo Neves Costa falou da importância do Curso de Administração implantado pela Uesb há 40 anos e que possibilita a exportação de profissionais para o país inteiro e, quiçá, para o mundo. “A Uesb tem que ser colocada em primeiro patamar no contexto do Curso de Administração e da profissão de administrador em nossa cidade, mas não podemos esquecer das demais instituições de ensino e outras que fomentaram a profissão de administrador, notadamente as organizações do setor público, do setor privado, do terceiro setor, além da nossa representação no CRA”, disse. Segundo Marcelo Neves, é preciso compreender a administração como necessária para o mercado, para as empresas e para todos os espaços que necessitam fazer algo de forma planejada e organizada para gerar bons resultados. “A necessidade do administrador nas organizações e nos espaços sociais é muito grande, porque se faz administração para o bem do Estado, das organizações públicas em que o Estado se torna regulador e a gente precisa entrar mais firme nesse contexto para não pensar apenas na perspectiva do empreendedorismo e do mercado”, afirmou. 

A gerente Administrativa da Cadisbel, Maria Augusta Bahiano, destacou a importância da Uesb como agente transformador da cidade e da região, contribuindo fortemente com o desenvolvimento de Vitória da Conquista, e  também das demais instituições de ensino, a exemplo de Fainor, FTC e Uninassau, que também oferecem o Curso de Administração. Disse que falar do papel do administrador é algo interessante e desafiante, por se tratar de uma profissão que precisa ser mais valorizada, principalmente nesse momento de crise em que fica evidente a importância do administrador não só como executor, mas também como gestor que lida com todas as mudanças e transformações do mundo, com a imprevisibilidade. “Eu vejo a administração não só circunscrita dentro do ambiente das organizações, mas também como agente transformador da sociedade”, pontuou. 

Representando o Sebrae, a administradora Karine Grisi disse que também é   egressa da Uesb, tendo atuado posteriormente em várias áreas da administração. Grisi explicou que além de tornar as organizações competitivas, a administração também deve promover resultados para os empreendedores sem esquecer de   fazer a diferença enquanto agente transformador da sociedade. “Precisamos agir de forma muito mais efetiva para transformar a sociedade num momento extremamente delicado do ponto de vista dos conflitos do radicalismo, com a convivência humana e as relações sociais cada vez mais difíceis”, disse, acrescentando que o administrador é treinado para resolver conflitos. 

Após um breve relato sobre sua paixão pela área administrativa, o administrador da Santa Casa de Misericórdia, Paulo Roberto Gadas, iniciou a fala dizendo que a administração é desafiante. “Ela nos desafia todos os dias, todos os dias temos algo novo para aprender”. Ele aproveitou para questionar o método de ensino do Curso de Administração, que, no seu entendimento, precisa ser reavaliado, pois o curso ensina a teoria, mas as empresas são feitas de resultados que também precisam ser ensinados na sala de aula. “Não adianta ensinar o planejamento estratégico se não ensinar como se usa a ferramenta. Uma das coisas que eu questiono na sala de aula é que a gente leva muita teoria e pouca prática. E a prática tem que ser trazida para a sala de aula, pois ela faz parte do método”, disse. 

Gadas também questionou a falta de administradores nas empresas e a falta de união da categoria para lutar por direitos. Ele citou o projeto de lei que visa elevar o piso salarial do enfermeiro para R$ 4 mil. “Enquanto isso têm administradores trabalhando por um salário-mínimo. O engenheiro, o médico e o enfermeiro são profissões belíssimas, mas a nossa profissão também merece respeito e crédito”. 

A administradora Maria Helena de Matos Lima Nunes relatou parte de sua história, que começou com a formatura em 1982, ingressando, em seguida, no Instituto de Administração Financeira (Iapas), ligado ao Ministério da Previdência Social, e depois em vários outros órgãos, a exemplo da Caixa Econômica e da Receita Federal. “Tenho certeza que contribuí na gestão pública desse país, principalmente na federal, atuei no serviço público durante 31 anos, dos quais 25 anos como gestora. Descobri, estudando, que não existe diferença entre gestão pública e privada, o que muda é o contexto em que a gestão acontece”, disse. Ainda segundo ela, no serviço público descobriu que gerir não é usar técnica, é pensar estrategicamente a organização, é analisar os contextos políticos, econômicos, sociais, ambientais para permitir à empresa, com toda essa complexidade, a superar os desafios. “Ensinar gestão na escola é fazer com que os nossos alunos pensem de forma diferente, de forma estratégica, e não só operacionalmente, ensiná-lo a usar as ferramentas, a ter uma visão mais ampliada da gestão”, pontuou. Em seguida, Maria Helena leu um texto de sua autoria que defende a administração como a arte de gerir pessoas, processos, recursos financeiros e tecnológicos. 

Wesley Gusmão Piau, administrador e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), disse que teve duas grandes oportunidades em sua vida: a de ser administrador e a outra ter se tornado professor do Curso de Administração da Uesb. “Nos proporcionou um ambiente de trabalho, de pesquisa, de reflexão e de amadurecimento. Temos muito que agradecer a existência dessa universidade”, afirmou. Segundo Piau, a profissão de administração é a garantia do desenvolvimento da região, mas informou que se trata de uma profissão muito atacada e que o Conselho Regional de Administração tem dificuldade para proteger o exercício da profissão. 

Representando o Sicoob Credicoop, Rejane Silva de Almeida destacou que não escolheu a administração, foi escolhida por ela, pois desde criança já se envolvia com os afazeres de casa. “Eu já me sentia administradora ali”. Formada há 29 anos, Rejane disse que o ambiente acadêmico é o que transforma e que proporciona o desenvolvimento na carreira profissional. Aproveitou para fazer um relato de sua vida profissional, que teve início como administradora no serviço público municipal, em 1987, como estagiária. “Em 92 me formei e fui efetivada como administradora do município. Há 24 anos criamos uma cooperativa de crédito no município. Foi um desafio muito grande, pois estávamos com salários atrasados, mas conseguimos convencer 30 colegas para entrar com a gente neste desafio. E hoje temos quase 5 mil associados e três agências em Conquista. Trabalhar com gente é um desafio muito grande, mas na minha trajetória adquiri essa habilidade”, salientou, e aproveitou para cumprimentar o colega administrador Pedro Euvaldo.

Após as falas dos componentes da mesa, foram entregues homenagens aos administradores e administradoras: 

 

Karine Grisi
Marcelo Neves Costa
Maria Augusta Bahiano
Maria Helena de Matos Lima Nunes
Paulo Roberto Gadas
Rejane Silva de Almeida
Weslei Gusmão Piau Santana
Ricardo Santos Marques Carrera

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30