O vereador Luciano Gomes (PCdoB) defendeu a luta pelo trabalhador da Zona Rural de Vitória da Conquista e cobrou foco dos colegas parlamentares para as discussões em torno de pautas que dizem respeito ao município. A fala aconteceu durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal.
No início do discurso, Luciano destacou a política atual e argumentou que as questões nacionais devem ser debatidas, mas não podem ser a pauta principal da Casa. “Nós somos eleitos para debater as pautas municipais. E enquanto estamos discutindo se é esquerda, se é direita, o que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, o nosso povo aqui passa por dificuldades”, afirmou Gomes.
Falta de Água – O vereador reconheceu o benefício com a contratação de mais 10 caminhões-pipa para o abastecimento da Zona Rural, mas ressaltou que ainda é pouco e que a falta de água segue como um problema a ser resolvido em Vitória da Conquista. “Nós precisamos de mais poços artesianos e o nosso mandato, através do deputado federal João Bacelar (PL), está fazendo poços artesianos na Zona Rural”, destacou Luciano.
O vereador listou as perfurações de poços artesianos que têm acontecido ao longo da semana na Zona Rural, como já ocorreu no Capinal, tem acontecido em Periquito e deve seguir em outras comunidades para atender a população que sofre com a falta de água.
Transporte Público da Zona Rural – Luciano Gomes denunciou a possibilidade de os pontos de ônibus com itinerários para a Zona Rural serem retirados do Centro e levados para outros locais que podem gerar transtornos aos trabalhadores do campo, aposentados e demais usuários do transporte. “Será que vamos deixar tudo isso acontecer e ficar aqui debatendo as questões nacionais se nós já temos os nossos deputados pra cobrar ou vamos cuidar do nosso povo?”, questionou Luciano.
Gomes reconheceu a competência e trabalho da secretária de Mobilidade Urbana, Tônia Viana Rocha, mas reforçou que para levar melhorias à comunidade da Zona Rural é preciso conhecer a realidade do morador do campo, estar presente e dialogar com a população. “Não vamos deixar a prefeitura cometer esse equívoco de tirar os pontos de ônibus do Centro da cidade e levar para locais mais distantes para criar mais transtornos ao homem do campo”, finalizou Luciano.
Agradecimentos à Prefeita – O parlamentar aproveitou para agradecer à prefeita Sheila Lemos (DEM) pelo atendimento das demandas que o seu mandato tem requisitado à gestão municipal e citou como exemplo a limpeza de açudes na Zona Rural do município. “Isso sim é o trabalho que nós devemos focar, porque isso vai ajudar o homem do campo a produzir e a trazer a sua produção para o seu sustento e para sustentar a cidade. Essa é a nossa preocupação”, afirmou Luciano.