Imagem Comissão de Agricultura se reúne com a prefeita Sheila Lemos para apresentar demandas da Zona Rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuciano GomesAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaComissão de Agricultura

26/08/2021 21:50:00

A Comissão de Agricultura da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Adinilson Pereira (MDB), Edjaime Rosa Bibia (MDB) e Luciano Gomes (PCdoB), esteve reunida com a prefeita Sheila Lemos (DEM) na tarde desta quinta-feira (26). O encontro aconteceu no Gabinete Civil e serviu para tratar das demandas da Zona Rural.

“Nós estamos aqui para alinharmos as ações do Governo Municipal com as demandas constatadas durante as ações da Comissão de Agricultura. Nossa proposta é auxiliar a gestão, beneficiando a comunidade rural que cobra da gente uma resposta para os problemas enfrentados por eles”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Adinilson Pereira.

Na ocasião, foi assinado um termo de adesão do Município ao Programa Garantia Safra 2020-2021. “Aproveitamos a oportunidade da presença da comissão para a assinatura do termo que é tão importante para o trabalhador rural no período da estiagem”, declarou a prefeita.

Os vereadores trataram sobre a crise hídrica que tem atingido o município e aproveitaram para cobrar a manutenção de aguadas, açudes e estradas vicinais. “Precisamos aproveitar esse momento para garantir a assistência adequada a esses reservatórios que estão meaçados pelo assoreamento, para evitar o que aconteceu com um açude na Gameleira”, reivindicou o vereador Luciano Gomes. O vereador ressaltou ainda o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Agricultura na manutenção das estradas, citando a estrada que liga Boa Vista a Lajedinho. “Os moradores estão me abordando para falar da satisfação em relação ao serviço”, afirmou.

O vereador Edjaime Bibia comemorou a contratação de mais dez carros-pipa para realizar o abastecimento na Zona Rural e sugeriu mudanças na forma como a água está sendo distribuída. “Nossa proposta é a realização de mutirões no abastecimento, dividindo por localidades e otimizando os custos com esse serviço”, afirmou o vereador. Já o vereador Adinilson Pereira voltou a cobrar a inclusão de pequenos produtores na Compra Direta, como meio de potencializar a produção desses trabalhadores. Neste sentido, a prefeita Sheila Lemos prometeu se reunir com os produtores da região da Lagoa das Flores para viabilizar a organização documental necessária para esse cadastro no Compra Direta.

Luciano Gomes sugeriu ao Governo a abertura de novos poços artesianos na Zona Rural e se comprometeu em buscar esses recursos junto a deputados. “A gente sabe que nem sempre essa água é apropriada para o consumo humano, mas pode ser uma alternativa para a lavoura e criação de animais”, defendeu.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, são grandes os desafios da gestão referentes à estiagem e à manutenção das estradas rurais. “É importante estabelecer este diálogo com os vereadores para que possamos discutir uma logística para melhor atender a população. Estamos acertando com a comissão a melhor forma de aplicar os recursos para a Zona Rural”, disse Sheila.

Para o vereador Adinilson Pereira, a reunião contemplou os principais objetivos. “Uma das grandes queixas da comunidade rural é a questão da água. Saímos muito satisfeitos dessa reunião com a prefeita, pois vimos que o executivo e o legislativo estão bem alinhados para atender as demandas da população rural do município”, declarou.

Além da prefeita e da comissão, participaram da reunião o Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, e o assessor especial Marcelo Melo.