Imagem Comissão de Agricultura da Câmara visita Povoado de Abelhas

Comissão de Agricultura da Câmara visita Povoado de Abelhas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaComissão de Agricultura

19/08/2021 16:03:00

A Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Adinilson Pereira (MDB), Luciano Gomes (PCdoB) e Edjaime Rosa (MDB), realizou na manhã desta quinta-feira, 19, uma visita ao povoado de Abelhas, no distrito de Inhobim. “Viemos ver de perto a necessidade dos moradores”, explica o presidente da comissão, vereador Adinilson.

A visita faz parte de um cronograma definido pela Comissão, a fim de fazer um levantamento das demandas da população rural. Entre as necessidades já identificadas pelos parlamentares estão o abastecimento de água na Zona Rural, abertura e limpeza de aguadas, condições das estradas, crédito rural, custo de produção e plano safra. A ideia é mapear as regiões mais carentes do município, promover visitas às comunidades para ouvir, diretamente dos moradores, as necessidades de cada localidade.

Em Abelhas, o principal problema enfrentado pela comunidade é a oferta insuficiente de água para o consumo humano. “Foi perfurado um poço, mas a vazão é pouca. O abastecimento tem sido feito por dois ou três caminhões-pipa, mas é uma quantidade insuficiente”, diz Alessandro Ramos, morador da região.

Membro da comissão, o vereador Luciano Gomes pontuou que diversas comunidades rurais têm enfrentado esse mesmo problema. “As comunidades rurais têm passado por diversos problemas em relação à falta de água e nós devemos levar essas demandas para a prefeitura, para o Governo do Estado e para o Governo Federal, em busca de uma solução”, disse. “Não é justo que o homem do campo tenha que passar por isso. Depois de trabalhar na lavoura, ainda passar por situações como essa é constrangedor”, complementou.

O vereador Adinilson Pereira, presidente da Comissão de Agricultura contou que a comissão buscará soluções para o problema. “Nós estaremos fazendo as avaliações, levando para a Secretaria de Agricultura e vamos procurar saber de que forma o abastecimento de água poderá ser feito com mais frequência e com mais água para a população”, garantiu o parlamentar.

A Comissão seguirá realizando visitas para ouvir a população das comunidades rurais e buscar providências para os problemas identificados.

Março 2024