Imagem Com participação do cantor Xangai, Câmara presta homenagem aos pais

Com participação do cantor Xangai, Câmara presta homenagem aos pais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

13/08/2021 11:17:00

A Câmara de Municipal de Vitória da Conquista realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais. A sessão está prevista no Regimento Interno da Casa. Os convidados da mesa foram o Diácono Zezzinho, que falou sobre “Os desafios de ser pai no século XXI”, e o secretário municipal de Cultura, Eugênio Avelino Xangai, além dos vereadores.

Valores de família – Convidado da mesa, Diácono Zezzinho comentou da necessidade de reforçar o apoio à estrutura familiar. “Pensem em políticas públicas voltadas para a família. Lutem e defendam a família. Lembra-te do amor familiar onde vivestes e fostes criado”, solicitou ele aos vereadores. De acordo com o líder religioso, a pandemia da Covid-19 jogou luz no afastamento interpessoal existente nas famílias. “Esse momento fez vir à tona o afastamento interpessoal. As correrias do dia a dia nos obrigam a gastar a maior parte de nosso tempo buscando o ter e deixando de lado o ser”, disse Zezzinho.

Ainda segundo o diácono, “durante a pandemia ficamos confinados 24 horas por dia em nossas casas. Esse isolamento trouxe à tona todo o drama causado pelo afastamento familiar porque agora a família está junta. Os números de violência doméstica aumentaram, muitos matrimônios ruíram. Não sabemos mais viver em família”, completou.

Ele apontou ainda que as redes sociais demonstram que a família tem recebido um valor aquém da sua importância. “Observem as redes sociais de nossos filhos. Vejam as postagens e analisem quantas fotos de família você encontra”, convidou ele à avaliação.

Especificamente aos pais, o diácono aconselhou: “Não viver o ter, mas sim o ser. Ser pai. Pai, exemplo de sabedoria e honestidade, que leva os filhos a compreenderem que a família é elemento essencial para a sociedade”, finalizou.

Xangai agradece pela homenagem e reforça compromisso pela tradição popular conquistense - O secretário de Cultura de Vitória da Conquista, Eugênio Avelino Lopes Souza – ou simplesmente Xangai, também discursou na Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais. O artista iniciou seu discurso citando seu parceiro e amigo, o compositor conquistense Elomar Figueira Mello: “Todo bem é de Deus que vem, quem tem bem louva Deus seu bem, quem não tem pede a Deus que vem”.

O secretário reforçou seu compromisso com a tradição popular de Vitória da Conquista e afirmou que a cidade é o maior polo cultural da Bahia, sendo berço de grande importância cultural Xangai agradeceu pelo convite e homenagem nesta sessão especial sobre o Dia dos Pais, mas reconheceu as dificuldades enfrentadas pela paternidade, mas sem perder a compostura.

“Às vezes, me sinto fraquejado diante da dificuldade de ser um pai. Mas muitos me chamam e falam: ‘Xangai, você é um paiaço’”, comentou o artista.

Por fim, Xangai novamente agradeceu aos vereadores da Casa e afirmou estar muito honrado de poder participar deste momento.

Veja os homenageados dessa sessão: